Minhas opiniões e publicações, expostas neste espaço, são reflexões acadêmicas de um cidadão-eleitor, publicadas ao abrigo do direito constitucional da liberdade de expressão

"Por favor, leia devagar." (Ferreira Gullar)

24 agosto, 2005

Preservando o belo

Cada um tem que se virar como pode, no Brasil hoje é assim, a necessidade impera e qualquer outras questões se tornam segundo plano diante do desemprego.
Acontece que o subemprego, ou na linguagem popular o camelô, campeia e vai conquistando espaço na área urbana, avacalhando qualquer projeto de desenvolvimento ordenado.
Na foto um exemplo do que é se jogar fora qualquer planejamento turístico de verade..
O arquiteto mundialmente consagrado Oscar Niemayer projetou o que em Niterói passou a ser chamado de “Caminho Niemayer”, onde há previsto e já realizados museus, estações hidroviárias e praças integradas ao que podemos dizer ser uma das mais belas vistas do Rio de Janeiro, a Baia da Guanabara.
Acontece que fazendo parte desse caminho, está o calçadão da Praia de Icaraí, e por autorização sabe lá Deus de quem, uma dezena de vendedores de coco se instalaram nas areias e servem aos caminhantes daquele espaço de lazer.
Nada contra os vendedores, muito menos contra as famílias que deles dependem, entretanto, na forma que está autorizado, deixaram de ser carrocinhas ou um isopores, para virar verdadeiros “quiosques”, sem a menor infraestrutura ou mesmo organização, chegando os vendedores nos dias de chuvas, a estenderem lonas amarelas, verdes, azuis para se abrigarem. Com respeito a palavra, mas formam verdadeiras favelas que no dia-dia já poluem a bela vista que a praia proporciona.
Que tal ao invés de deixar como estar, ou retirar os ambulantes tolerados (por quem?) não sejam realizadas obras de pequenos quiosques integrados a arquitetura do local e que os mesmos ambulantes se tornem pequenos empresários do coco gelado.
Em Tempo: Niterói após a conclusão de todo o "Caminho Niemayer" será a segunda cidade no mundo em obras do arquiteto.

4 comentários:

Ricardo Rayol disse...

Conhecendo a figura pode ter certeza que todos os projetos são super-faturados

Elaine disse...

Você está muito prosa hoje. Niterói tem seim lugares belíssimos, mas a roubalheira também é grande igual no Rio de Janeiro.
Por outro lado, caramba! Vocês tem que se unir e reclamar com quem de direito. Senão...vai virar uma zona completa.
Aproveito a oportunidade para dizer que os quiosques de Macaé e Rio das Ostras estão de arrasar! Muito legal!

Paola de Andrade Porto disse...

Concordo com a Elaine. Conheci os quiosque daquela região e a prefeitura está de parabéns pelo trabalho realizado na orla.

Alice disse...

Só posso falar daqui , que é o que conheço ( minha city ),aqui antes era conhecida como praia dos farofeiros , era horrivel de se ver,o Prefeito tirou os carrinhos e colocou quiosques,remodelou td e Guarujá era considerada a " princesinha do atlãntico",hj perdeu esse título para nós ,tá muito lindo por aqui ,as custas de muita briga entre ambulantes e a Prefeitura .