Minhas opiniões e publicações, expostas neste espaço, são reflexões acadêmicas de um cidadão-eleitor, publicadas ao abrigo do direito constitucional da liberdade de expressão

"Por favor, leia devagar." (Ferreira Gullar)

19 agosto, 2005

Camboinhas



Em maio de 1958, por razões ainda não muito claras, o navio mercante Camboinhas foi lançado na praia de Itaipu em Niterói/RJ, tendo sua história de navegação terminado naquele local, onde durante muitos anos nas décadas seguintes, ainda se podia encontrar nos dias de maré baixa, o fundo do casco cortado e abandonado por não ter sido possível seu resgate.
Assim, o trecho maior da praia de Itaipu ganhou o nome de Praia do Navio Camboinhas, sendo mais tarde conhecida somente pelo nome Praia de Camboinhas.
Camboinhas hoje é um bairro de classe alta, referência de urbanização e organização na cidade de Niterói.
A foto do navio Camboinhas foi tirada pelo meu saudoso pai Ozéas Corrêa Lopes, existindo muitas outras que com o tempo vou mostrando, inclusive a da a Corveta V2o, a "Angostura", escalada pela Marinha para resgatar o navio encalhado e que acabou encalhando também.
Mas ai é outra história...

9 comentários:

Elaine disse...

Já fui muito a camboinhas. Lá mora um dos gerentes da empresa em que trabalhei. Os churrascos na caso dele com os colegas da empresa, eram e ainda são ótimos! Apesar de longe pra mim, tenho saudade! Nos divertiamos muitoooo!

Ricardo Rayol disse...

è muito legal resgatarmos o passado. Minhas lembrnças de camboinhas é de sair para pescar com o pessoal de niterói. Tenho muitas fotos antigas mas nao tenho scanner ehehehehe

Alice disse...

Muito legal de ver :)

Paola de Andrade Porto disse...

Ricardo, um simples celular com câmera resolve. rs.

Anônimo disse...

Very nice site! vicodin no rx overnight 2006 digital camera user reviews

Anônimo disse...

Como é bacana a preservação da nossa história e a perpetuação de fatos com uma simples fotografia.

Andréia disse...

Sou moradora de Piratininga e tenho uma amiga querida que mora em Camboinhas, gostaria muito de fazer um poster com a história e com fotos do navio naufragado para presentea-la. Voce sabe como eu consigo isso? Aguardo uma resposta se possível
Um abraço
Andréia

Juarez disse...

Muito bacana as fotos e mais bacana ainda a iniciativa de compartilhá-las. Sou frequentador assíduo de Camboinhas e por coincidência frequento extamamente a área próxima ao encalhe do navio, onde existem placas alertando os banhistas para a presença dos destroços do navio. Muito legal ver o navio que deu origem ao nome atual da praia.

Renascidos disse...

Moro em Brasília, mas sou frequentador assíduo de Camboinhas. Para mim e sem dúvida nenhuma, a melhor praia que já fui e vou.
É maravilhoso poder saber a história do local e o porquê do nome.
Parabéns!
Abraços