Minhas opiniões e publicações, expostas neste espaço, são reflexões acadêmicas de um cidadão-eleitor, publicadas ao abrigo do direito constitucional da liberdade de expressão

"Por favor, leia devagar." (Ferreira Gullar)

09 agosto, 2005

Lições anarquistas

O texto escolhido pelo alcaide não poderia ter melhor propriedade para o momento.

"Assim, sob qualquer ângulo que se esteja situado para considerar esta questão, chega-se ao mesmo resultado execrável: o governo da imensa maioria das massas populares se faz por uma minoria privilegiada. Esta minoria, porém, dizem os marxistas, compor-se-á de operários. Sim, com certeza, de antigos operários, mas que, tão logo se tornem governantes ou representantes do povo, cessarão de ser operários e pôr-se-ão a observar o mundo proletário de cima do Estado; não mais representarão o povo, mas a si mesmos e suas pretensões de governá-lo. Quem duvida disso não conhece a natureza humana." Mikhail Bakunin (Publicado hoje no Blog do César Maia)

2 comentários:

Elaine disse...

Pura verdade.

Paola de Andrade Porto disse...

Quando o sujeito sobe encima de uma folha de jornal e se julga muito importante. É o tal do Poder, que mexe com os instintos mais primitivos do ser humano e anula consciência de sua origem.