Minhas opiniões e publicações, expostas neste espaço, são reflexões acadêmicas de um cidadão-eleitor, publicadas ao abrigo do direito constitucional da liberdade de expressão

"Por favor, leia devagar." (Ferreira Gullar)

24 agosto, 2005

Policia para quem precisa de polícia

Entregue a própria sorte, a sociedade reage como pode diante do crime e seus agentes.
A matéria com link do Portal IG abaixo, conta a estória de uma senhora de 80 anos que indignada com a venda de drogas em frente a sua casa, na Ladeira dos Tabajaras em Copacabana, Rio de Janeiro, resolve comprar uma filmadora em 12 prestações e durante dois anos gravou trinta e três horas de “movimento”.
Além de filmar a vovó comentava indignada todo o comércio ilícito, onde eram vistos compradores e consumidores no local, pessoas de várias idades, inclusive crianças.
Todo o tráfico que contava inclusive com a participação de policiais, um cabo e um capitão da Polícia Militar, era protegido por jovens traficantes armados de pistolas e de diversos calibres e fuzis, nos momentos mais movimentados da mercancia formavam-se filas na “boca” de vendas.
A Senhora resolveu filmar por sua conta e risco o tráfico explicito, porque em ocasião anterior teria procurado a polícia para noticiar todo o comércio e, pelo que ficou evidenciado na matéria, não teve resposta positiva às suas súplicas.
Resultado final é que em razão das investigações particulares, hoje a polícia realizou operação na Ladeira dos Tabajaras para cumprir mandados visando as prisões dos envolvidos.
Quanto a cidadã exemplar, lhe coube o pior pedaço, foi incluída no programa de proteção a testemunhas, ou seja, abandonou sua vida para viver outra, abandonou seu apartamento comprado a duras penas para viver sabe Deus aonde e, certamente para o resto da vida viverá nos sobressaltos do medo.


Para ler toda a matéria clique no link:
http://ultimosegundo.ig.com.br/materias/brasil/2091001-2091500/2091301/2091301_1.xml

Um comentário:

Elaine disse...

Eu li essa matéria toda no extra, ozeas. Segundo a Marina Magessi nada foi feito antes porque "essa senhora não queria sair do apartamento e eles não poderiam colocá-la em risco". E depois de um tempo a Jornalista do Jornal que obeteve essa matéria com exclusividade levou para o secretário de segurança pública, só então as investigações começaram para valer. lamento por ela porque proteção a testemunha no Brasil, ainda por cima onde a denúncia tenha policiais envolvidos, é o mesmo que se dirigir para o penhasco e se jogar.
É morte certa.