Minhas opiniões e publicações, expostas neste espaço, são reflexões acadêmicas de um cidadão-eleitor, publicadas ao abrigo do direito constitucional da liberdade de expressão

"Por favor, leia devagar." (Ferreira Gullar)

22 outubro, 2005

O triste mundo da Dra. Lívia


Tem gente que é chata e mau-humorada, sofredora do mal da falta da alegria e do sorriso gostoso. Me parece ser esse o caso da procuradora regional dos direitos humanos no Distrito Federal, Dra. Lívia Tinoco, que através de ofício, deu um prazo de dez dias para que as TVs Globo e Gazeta tirem do ar quadros dos programas humorísticos “Zorra Total” e “Sérgio Mallandro”. No caso de descumprimento da determinação, ameaçou a douta representante do MP, vai propor uma Ação Civil Pública contra elas.

Sob o argumento de “homofobia”, a politicamentecorreta-mau-humorada-procuradora, encaminhou às duas emissoras, no último dia 10, uma recomendação para que elas cessem a veiculação de "quadros que incorram na prática de discriminação por orientação sexual contra gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros”.

Politicamentecorreta, a Dra. procuradora dos direitos humanos, me parece que com pouca coisa o que fazer na sua labuta diária, até mesmo porque não deve ter muito bom humor para exercitar seu mister, visitando uma cadeia pública, um abrigo de mendigos, uma casa de recuperação de menores, um orfanato, uma casa de idosos, ou mesmo uma simples delegacia policial.

Não sou defensor de qualquer forma discriminatória, como também sou contra qualquer forma atentatória às instituições democráticas, sou radicalmente contra qualquer manifestação de censura, dos costumes à ideológica. Não acho que opções religiosas, filosóficas, sexuais, profissionais etc, devam servir de achincalhe ou desrespeito à pessoa humana. Mas também sei que o bom-humor sempre trabalhou com o caricato, com o extravagante, com o cotidiano bizarro. Desde que o mundo é mundo, sempre foi esse o objetivo do bufão, fazer a pessoa rir de si mesmo, fazer a pessoa enxergar a própria graça que se encontra na sua máscara social.

Seguindo a lógica da carrancuda Dra. procuradora, daqui a pouco as loiras, os flameguistas, os portugueses, os cornos, os políticos, e mesmo as procuradoras mau-humoradas, não poderão mais ser objeto de piadas e gozações.
A propósito, não conheço os quadros vetados pela procuradora.

9 comentários:

Santa disse...

Ozéas querido, genialllllll esse texto! Você escreve muito bem, criatura. E, o caso dessa carrancuda deve ser o de homofobia internalizada que carrega, mas como não tem consciência, é claro, então
"des- carrega" nos programas humorísticos.

Bjs. Parabéns!!!!

Elaine disse...

Também não sei quais os quadros que ele vetou. Eu acho Sergio Malandro um porre, mas as vezes dava uma olhadinha no zorra.
A Glória Peres vai fazer muito pior que é colocar dois homens se beijando(ecaaa). Não sou preconceituosa, pelo contrário, tenho amigos queridos gays, mas até alguns deles acharam desnecessário os dois atores se beijando.
Será que algum procurador irá fazer alguma coisa?
A conferir...
Bom final de semana!
Beijins...Elaine Paiva
PS: O eca eu falo para os meus amigos gays também. Eles ficam rindo e dizem que eu estou com inveja porque eles arranjam namorados e eu não! hummmm magoei!!

Anônimo disse...

A juisa tem razão.

Anônimo disse...

Caro Ozeas:

Ainda bem que o Mussum já morreu, já pensou, ela ia querer proibir o negão de tomar seu mé em horário nobre para preservar as crianças da vilania do nego bebum, ai talvez eu que que pertenci a geração trapalhões seria carrancudo e sem graça que nem ela

Abçs, bom domingo

Marcos
www.gotasdefel.blig.ig.com.br

A proposito, se alguém buscar consultoria sobre a 2a. divisão do brasileirão, vou direcionar a você, afinal vocês (tricolores de coração) estiveram onde jamais nenhum outro clube esteve: na 3a. Divisão,outra dimensão, além da imaginação....

Alice disse...

Não sei qual é o quadro do zorra :(
não sei falar sem conhecer .
Bom domingo

Ozéas disse...

Caro anônimo(a), respeito sua posição, você deve ter lá seus motivos para concordar com a procuradora, não é juíza.
Só gostaria que você refletisse um pouco sobre o que é a censura. Veja bem, eu tenho o poder de deixar ou apagar seu post não é verdade? Mas o espírito de liberdade que tento manter por aqui me faz ouvir, ponderar, aceitar ou não sua posição, mas nunca colocaria você "fora do ar" só porque não concordo com sua posição.
“Posso não concordar com o que dizes, mas defenderei até a morte o direito de dizê-lo” Voltaire.
Abç

Serjão disse...

Ozéas tb não conheço os quadros mas existe neste país ém várias ocasiões a vontade de copiar os americanos no que eles tem de pior que é a hipócrita atitude do "Politicamente correto". Pode ser tb que a ilustre Procuradora seja sapata (ops, Perdão, Homosexual) e tenha se sentido atingida. Que se dane. Continuarei contando piadas de portugueses, petistas e principalmente flamenguistas. Abraços e parabéns pelo Blog que sempre leio.

Anônimo disse...

Dá a impressão que "democracia" é um "mito" no Brasil...forte abraço

Anônimo disse...

Minha avó tinha um remédio infalível para esse mau humor e suas consequências. Mas, hoje, com a modernidade, aconselharia a excelentíssima a conviver com as crianças. É um refrigério, desde que ela não pretenda julgá-las sob sua ótica, quelquer que seja ela.