Minhas opiniões e publicações, expostas neste espaço, são reflexões acadêmicas de um cidadão-eleitor, publicadas ao abrigo do direito constitucional da liberdade de expressão

"Por favor, leia devagar." (Ferreira Gullar)

26 julho, 2005

Mnemosine a preferida de Zeus


"O deputado federal José Dirceu (PT-SP) não se lembra se participou ou não de reuniões com Marcos Valério e dirigentes dos bancos Rural e de Minas Gerais (BMG) como afirmou hoje à CPI dos Correios Renilda Santiago de Souza, mulher e sócia de Valério.
Ele pediu para a sua equipe checar agendas da Casa Civil para saber se ele esteve ou não nesses encontros. E, se esteve, para saber do que tratou. "Os encontros podem ou não ter acontecido. Ele não se lembra. Foram muitas reuniões enquanto era ministro", explicou a assessoria de imprensa."
(Blog do Noblat – 26/07/05)
Estranha essa coisa de amnésia seletiva ou memória de conveniência.
Mnemosine é a própria memória personificada, filha de Urano (o céu) e de Gaia (a terra) é uma das seis Titanides (Febe, Mnemosine, Rea, Téia ou Tia, Têmis e Tetis). Durante nove noites seguidas Zeus a possuiu na Pieria e dessa união nasceram as nove Musas.
A deusa da mitologia grega que simboliza a memória é considerada a mais misteriosa do Olimpo, a ponto de ser colocada como aquela que nunca se sabe realmente o que ela tem e onde está.
O que o Zé tem ou onde está é uma das perguntas que ele certamente não responderá.
Aonde o Zé foi ou deixou de ir, com quem falou ou deixou de falar, novamente perdida está Mnemosine no Olimpo.

Enquanto isso, Zeus o que engolia seus filhos para evitar que se cumprisse a profecia de que um deles o destronaria, preocupado com os acontecimentos no Olimpo, renomeava novos deuses despossuídos de talentos para garantir sua permanência e domínio.
Até o fim Zeus caminhará ao lado daquela que foi descoberta ser a sua preferida.

Um comentário:

Elaine disse...

Gostei da comparação, vc é ótimo. Espero que no final de tudo a deusa temis faça aquilo que todos esperam, Justiça.