Minhas opiniões e publicações, expostas neste espaço, são reflexões acadêmicas de um cidadão-eleitor, publicadas ao abrigo do direito constitucional da liberdade de expressão

"Por favor, leia devagar." (Ferreira Gullar)

07 setembro, 2005

Sete de setembro

Lembro bem quando estudava no Grupo Escolar Joaquim Távora, ali no Campo de São Bento, em Icaraí, Niterói. Era considerada escola modelo, como um dia todas as escolas públicas poderiam ser, antes de serem entregues as traças para atenderem as necessidades dos tubarões do ensino privado.
Assim como também um dia foi a saúde pública, nunca a ideal, mas respeitosa e bem preparada no mínimo para emergências e atendimento aos mais carentes. Mas também foi destruída para atender os planos particulares, ou seja, quanto pior o Estado, mais cara e vendável a saúde privada.
O mesmo com a segurança que hoje privatizada através das empresas particulares, possuidoras de um contingente maior que o das próprias forças armadas.
Moradia, Ciência, Cultura, Esporte......
Cada área com sua mazela, em cada derrota popular uma conquista do “mercado”.
Hoje é sete de setembro, feriado nacional, comemoramos o que mesmo?

3 comentários:

Elaine disse...

Apesar de ser bem mais nova que o amigo, lembro-me bem dos eventos cívicos da escola. Eu fazia parte deles e tinha muito orgulho da história de nosso país. Hoje, sinto tanta tristeza naquilo em que se tornou.
Penso que não temos o que comemorar e sim de rezar por um futuro melhor.

Elaine disse...

Eta peraí...
O Brasil está uma titica, mas eu não posso deixar de desejar ao amigo um bom feriado.
Tenha um dia glorioso ao lado de sua família e amigos. Acho que isso ainda podemos celebrar, a fraternidade.

Alice disse...

Na real comemora-se mais um feriado , apenas isso .
Um feriado bem legal prá vc :)