Minhas opiniões e publicações, expostas neste espaço, são reflexões acadêmicas de um cidadão-eleitor, publicadas ao abrigo do direito constitucional da liberdade de expressão

"Por favor, leia devagar." (Ferreira Gullar)

14 setembro, 2005

Acreditando na impunidade

O Severino presidente-do-sertão dessa vez caiu do jumento.
A apresentação pelo empresário Buani do cheque do “mensalinho”, dado a Severino e endossado por uma de suas secretárias lá em 2.002, era a marca do batom na cueca que faltava, fica inegável e incrível qualquer outra versão que certamente ele dará de agora em diante.
O presidente-do-sertão não demonstrou falta de habilidade no trato com verbas “extraordinárias”, na verdade faltou ao ladrão-lambão a credulidade necessária que um dia a história pudesse vir a tona, e mais, faltou acreditar que mesmo descoberto um dia pudesse ser perseguido e punido por sua extorsão.
Mais velho que andar para frente, todo bom (no mau sentido) bandido sabe, que dinheiro de propina tem que passar por um intermediário, tem que ser “lavado” e deixado sem rastro, não é de graça que os doleiros e agiotas, muitos fantasiados de factures, proliferam em terras brasilis.
São esses respeitáveis intermediários os responsáveis pelo recebimentos dos cheques “duvidosos” e, após as devidas compensações repassam em dólar, aqui ou mesmo em contas no exterior, os valores auferidos com o crime.
Alguns cobram “taxas de administração” outros se contentam com a diferença entre a compra e venda de moedas estrangeiras, dependendo de fatores subjetivos acertados logo no inicio das relações.
E assim caminham todos felizes com suas contas oficiais limpas e imaculadas, por isso oferecem a torto e a direito seus sigilos bancários e fiscais sempre que acusados, raramente se encontrará algum desvio significativo nas movimentações efetuadas em suas vidas bancárias .
Essas “taxas” ou spreds cobrados dão uma vantagem para o picareta, bandido, ladrão, ou seja, em caso de problemas policiais, caso a vítima resolva botar a boca no trombone e noticiar tudo, ser pego em investigações cruzadas, ou mesmo seus nomes surgirem descobertos em contabilidades fantasmas de caixas dois, os cheques nunca ligarão quem pagou e quem recebeu.
Mas Severino presidente-do-sertão tinha tanta certeza de que nada aconteceria, que seu prédio nunca incendiaria, que vendeu seus extintores. Mandou sua própria secretária receber os valores da participação nos lucros nos negócios do Buani, pagos através da mesadinha que acertou ou exigiu.
É fim de linha, não dá mais pra esconder o elefante atrás do poste, o rabo ficou aparecendo.
Sai fora Severino, “sai correndo daí”.

6 comentários:

Anônimo disse...

Olha. Tenho que confessar uma coisa para ti. Estou tão enojada com esse "povo" lá de Brasília. Sabe, você ouve eles falarem...parecem anjos...parecem Madre Tereza.
Agora me diga...em quem acreditar?
Acho que o ignorante é que é feliz. Eles acreditam em Paulo Maluf...e eu ?
Queria acreditar em duendes...
Queria.
Queria acreditar em fadas...
Queria acreditar em gênios da lâmpada.
Quando vou às S.P, e vejo uma criança lá na favela, aquela que tem um monte aí. Aquela criança te olhando e com fome...olha, honestamente...bom. Melhor não falar o que tenho vontade de fazer.
Então, prefiro fazer poema de amor...pra fugir...acredita?

Icaraí chove...mas é linda assim mesmo né?

Apareça , sempre que puder...
Sempre que quiser...um pouquinho de oxigênio ...rsrs (estou poderosa hoje.) e muito...muito inspirada. tb...

um beijo.

Anônimo disse...

ah...adorei o Tio Patinhas e os sobrinhos...li demais na minha infância ( outro dia mesmo rsrsrs)

Luma Rosa disse...

Meu pai contava dos fantasmas do planalto. Será que eles estão se manifestando? Espero o afastamento da cena politica do Chefe da corja; José Dirceu. Beijus

Ricardo Rayol disse...

Como eu sempre digo. Esse pessoal deve ter algum problema que só Freud explica para envolver mulher, amante e secretária em suas maracutaias (a rima foi incosciente).

Elaine disse...

Severino já vai tarde! Se ele renunciar vou sentir um gostinho tão especial. Eu sempre detestei o Severino. Não porque ele é nordestino, povo que eu adoro, mas pelo seu lado coronelismo que tanto maltratou o povo do nordeste. E não ia ser diferente com a gente.
Fora Severinoooo!!!

Alice disse...

Ele é duro de roer,quer pq quer que o Lulinha paz e amor o receba , se não ameaça apenas tirar licença (coisa que eu duvido,vai arriscar ser cassado até de deputado ),bobinho essa criatura .