Minhas opiniões e publicações, expostas neste espaço, são reflexões acadêmicas de um cidadão-eleitor, publicadas ao abrigo do direito constitucional da liberdade de expressão

"Por favor, leia devagar." (Ferreira Gullar)

09 setembro, 2005

Amigos, mas nem tanto

As fronteiras americanas estão cada vez mais expandidas.
Por decisão unilateral, nesta sexta-feira o governo mexicano resolveu exigir visto de entrada de brasileiros, equatorianos e sul-africanos naquele país.
O Brasil que sempre manteve relações de livre entrada em território nacional, sem prévio visto no passaporte dos cidadãos mexicanos, em face da decisão tomada também exigirá dos mexicanos prévia autorização para entrada por aqui, isto como forma de reciprocidade de tratamento.
Na verdade não é o México que está incomodado com a entrada livre em seu território dos nossos compatriotas, mas sim seus senhores e patrões, o governo americano, que exerceu pressão àquele país, como forma de alargar mais ainda a “faixa” de fronteira terrestre e tentar conter a entrada ilegal que se faz por aquele país nos Estados Unidos.
Ato unilateral de soberania que deve ser respeitado, e foi respondido na mesma moeda pelo governo brasileiro. Agora para um cidadão mexicano ingressar no Brasil deverá ter prévia autorização.
Na contramão da história, enquanto a economia, a internet, a criação internacional de grandes blocos de países na busca por futuras confederações, onde cada vez mais as fronteiras são destruídas, pela cultura, tecnologia e comércio, os EUA demonstram que a “Nova Roma” não quer saber de terceiromundistas por perto, para eles somos bons consumidores, trabalhadores baratos e paraíso para lucros bancários, nada mais que isso.
O México, coitado, seguiu as ordens do patrão e fez o dever de casa direitinho, até porque desde o ano passado já vinha negando a entrada em seu território, algo em torno de 50% dos brasileiros que lá chegavam. A medida tomada não foi surpresa, era esperada e é lamentável.
O México quando soberano, admitia nos anos mais difíceis que as pessoas com destino a Cuba, que não podiam ter vistos carimbados daquele país face a ditaduras que imperavam nos seus países de origens, autorizava o ingresso livre em seu território e de lá, os exilados ou mesmo turistas, desembarcavam na ilha de Fidel, sem que o passaporte fosse maculado.
Enquanto isso como lembra meu amigo Ricardo Rayol (Blog ao lado - Jus Indignatus), o Brasil em ajuda humanitária manda água e leite para as vítimas do furacão em N.O.
Quem disse que a humanidade caminha sempre pra frente! A história prova que muitas vezes os passos são dados para trás.

6 comentários:

Alice disse...

Pois é né,mandar é com eles mesmos .
Bom final de semana :)

O Fantasma de Bastiat disse...

Olá, Ozeas.
Eu também não entendo muito do assunto não, mas tente "colar" abaixo do Member Profile (no template) isto aqui:
img src=***
No lugar dos asteriscos, coloque

http://photos1.blogger.com/blogger/3845/236/1600/cidadaoarmado.jpg
(entre aspas)
Eu também não entendo muito do
Creio que isso funcionará.
Abraços

O Fantasma de Bastiat disse...

Ozeas,
O e-mail ficou confuso, mas é porque a caixa de comentários do blogger não aceita que eu envie o tag completo. "
Mas, apenas para confirmar, isto
img src="http://photos1.blogger.com/blogger/3845/236/1600/cidadaoarmado" deve ser escrito entre os sinais < e >, OK ?

Elaine disse...

Gente, se vocês não perceberam, desde que Bush pai e filho subiram ao poder, a América e por conseguinte todos aqueles subservientes a ela estão andando para trás.
Se eu fosse uma brasileira destrambelhada, como muitas que acham que a américa é tudo, mudava de rumo. Eu iria para o Japon, Canadá (existem vários intercâmbios Educacionais e Culturais legais) Belgica, entre outros países do chamado "primeiro mundo". E deixava Mister Bush e os "americanos" aqueles puros de "raça" fazendo o trabalho braçal, coisas que eles não gostam.
Bom final de semana a todos!

Ricardo Rayol disse...

Imagiona o susto que os executivos da Telefonica de Mexico vão ter quando voltarem aqui.

Anônimo disse...

Wonderful and informative web site.I used information from that site its great.
free elephant adult vidio clips Ufc paris hilton About ohio unemployment tax Usa imitrex no md visit Buy fioricet buy butalbital us wireless headset cell Paris hilton sex video free clip cisco c1600 Paris hilton tonight show adult submitted weird strange sex funny clips chyna free 10 meg adult movies Business cards orlando Mature wife lust