Minhas opiniões e publicações, expostas neste espaço, são reflexões acadêmicas de um cidadão-eleitor, publicadas ao abrigo do direito constitucional da liberdade de expressão

"Por favor, leia devagar." (Ferreira Gullar)

20 outubro, 2008

Trinta anos depois

Em todos os anos da história, são registrados acontecimentos que os marcam. O ano de 1978 é o da morte de dois Papas, Paulo VI e João Paulo I, esse último, substituído por Karol Jozef Wojtyla, João Paulo II; nos EUA, seguidores do Pastor Jim Jones, praticam o suicídio coletivo, ocasião que morreram mais de 900 pessoas; a Argentina foi campeã mundial enquanto ficamos com o terceiro lugar...

1978 registra o início do fim do regime militar no Brasil, com o envio pelo Presidente Geisel ao Congresso Nacional da emenda que sepultaria o AI-5; é o ano da eleição indireta do Gen. João Batista de Figueiredo, aquele que dizia “prender e arrebentar” quem conspirasse contra a abertura política; nesse mesmo ano visita o país o Presidente dos Estados Unidos, Jimmy Carter, que se solidariza aos presos políticos, apoiando a anistia ampla geral e irrestrita, indicando como meta de relações internacionais de seu governo para o Cone Sul, a redemocratização do continente.

É também o ano em que dois jovens resolvem publicar pela primeira vez seus poemas. É o ano em que esses dois amigos mostram e desnudam seus sonhos e aflições, através da palavra escrita.

Trinta anos se passaram, pouco restou do ano de 78, mas permanecem aprisionados nas folhas em branco daquelas páginas, os registros de um tempo, os registros captados por dois olhos juvenis, que viviam seu tempo, mas nem por isso descompromissados.

Em setembro de 1978 era publicado o livro “
Aos Pés da Letra”, dividido por seus autores Ozéas Lopes Filho e Maria Celina Martins, que agora é reeditado através da internet, sendo disponibilizado a todos que queiram passear pelas palavras jovens e angustiadas de seus autores.

2 comentários:

Unknown disse...

Pooooooooooooooxa Ozéas!



Como você é veeeeeeelho!



Brincadeirinha, eu já havia nascido fazia um bom tempo nessa época...


Baixei e vou ler

Gusta disse...

Excelente notícia.
Já estou baixando e me preparando para ler.
Tenho certeza que vou gostar.
;)

Abs