Minhas opiniões e publicações, expostas neste espaço, são reflexões acadêmicas de um cidadão-eleitor, publicadas ao abrigo do direito constitucional da liberdade de expressão

"Por favor, leia devagar." (Ferreira Gullar)

20 julho, 2008

Vamos ao teatro

Em época de discussão do “devido processo legal”, matéria tão importante, que quando cai no colo da Corte Constitucional, causa um estrago digno de se ressuscitar a palavra impeachment, vai ai uma sugestão.

Para quem mora na cidade do Rio de Janeiro, ou tem condições de dar uma chegadinha por lá, a sugestão do Blog é assistir a peça “O Processo”, de Franz Kafka, no Teatro Maison de France, em cartaz até o dia 27 e julho.

A peça não poderia ser mais atual, mantém intacta a identidade da obra de Kafka, ainda que o livro tenha sido publicado em 1925 pelo escritor tcheco, guarda toda fobia sócio-existencial que a caracteriza.

Numa sociedade corrupta e autoritária, o que esperar dos seus Poderes, particularmente de seu Judiciário, que desvendado pelo autor, expõe as vísceras dos favoritismos, das procrastinações e conveniências aos que assim for de interesse.

Modesto Carone, ao traduzir a ficção, definiu o texto de Kafka como “um romance policial da alma”.

Uma curiosidade, a produção do espetáculo buscou cadastrar-se aos benefícios da Lei Rouanet, mas o parecerista encarregado de examinar o processo, não deu segmento ao mesmo, sob a bizarra rubrica de “falta a assinatura do Franz”, o autor, falecido coitado em 1924.

2 comentários:

Alice disse...

Vamos torcer que venha para Santos , é mais perto para assistir ...
Bjins

Ricardo Rayol disse...

bizarro