Minhas opiniões e publicações, expostas neste espaço, são reflexões acadêmicas de um cidadão-eleitor, publicadas ao abrigo do direito constitucional da liberdade de expressão

"Por favor, leia devagar." (Ferreira Gullar)

04 dezembro, 2007

Direitos de 4ª geração

Em poucos anos, será facilmente detectável através de simples exame de DNA, ou equivalente, a paternidade de uma pessoa, que ficará gravada em seus documentos, em tarja eletrônica ou código de barras universal.

Entre tantos outros possíveis dados, poderão ficar registrados nos documentos, os históricos das doenças familiares, as propensões pessoais e quem sabe, a própria expectativa de vida do seu portado.

Com todas as vantagens e desvantagens dessa tecnologia, a favor das informações pessoais e contra as intimidades, que ficarão expostas, surgirão novas relações ainda não regulamentadas pelo Direito.

Fico imaginando se hoje resolvo ser doador de material genético, perpetrar minha existência anonimamente na terra, atrasando um pouco mais a evolução da espécie. Hoje os registros estão aparentemente assegurados, mas nada impede no contexto legislativo atual, que a pessoa gerada com minha contribuição venha a requerer a nomeação de seus pais biológicos, não há proibição legal, muito ao contrário, existe previsão para a obrigatoriedade da informação.

Também, nada impede que em poucos anos, essa pesquisa seja realizada através de simples consulta, realizada a partir do próprio documento de identidade desse meu “descendente”. Nenhum sonho ou ficção, realidade que se avizinha e já começa a causar polêmica.

Leio hoje no Portal Terra, notícia veiculada pela BBC em que é destaque o doador de esperma que está obrigado a pagar pensão na Inglaterra. Nada mal para um bombeiro, que de uma hora para outra ganha um rebento e uma conta, tudo por causa de seu espírito colaborador.

O ano é de 2040, acordo, vou ao banco de dados estadual, entrego uma amostra de meu cabelo e aguardo longos três minutos, retorna o funcionário, que entrega minha nova identidade. Descubro porque de meus olhos azuis e minha baixa estatura, procuro meu advogado, mamãe Xuxa e papai Romário em 24h receberão a devida citação judicial.

2 comentários:

Ricardo Rayol disse...

cara esse é realmente um mundo muito louco. metade do mundo passa fome e os caras vem com essa.

Elaine disse...

Coisa de doido!
Beijins...Elaine