Minhas opiniões e publicações, expostas neste espaço, são reflexões acadêmicas de um cidadão-eleitor, publicadas ao abrigo do direito constitucional da liberdade de expressão

"Por favor, leia devagar." (Ferreira Gullar)

25 agosto, 2006

Apaixonados pelo bandido

Essa semana o noticiário internacional registrou o drama da jovem austríaca Natascha Kampusch, que ficou seqüestrada por oito anos, sendo mantida presa em um quarto subterrâneo, sem janelas, luz natural e com isolamento acústico, por Wolfgang Priklopil.

Após a fuga de Natascha na última quarta-feira, seu sequestrador, que fazia questão de ser chamado de “mestre”, teria se atirado na frente de um trem, dando por encerrada a estória (
Leia Mais).

Os especialistas tentam justificar como Wolfgang conseguiu por tanto tempo manter em cativeiro sua vítima, especulam que Natascha possa ter desenvolvido a “Síndrome de Estocolmo”.

A síndrome de Estocolmo é um estado psicológico no qual as vítimas de um seqüestro, ou pessoas detidas contra sua vontade – prisioneiros – desenvolvem um relacionamento com seu(s) captor(es). Essa solidariedade pode algumas vezes se tornar uma verdadeira cumplicidade, com os presos chegando a ajudar os captores a alcançar seus objetivos ou fugir da polícia”.
.
A síndrome recebe seu nome em referência ao famoso assalto de Norrmalmstorg do Kreditbanken em Norrmalmstorg, Estocolmo que durou de 23 de agosto a 28 de agosto de 1973. Nesse acontecimento, as vítimas continuavam a defender seus captores mesmo depois dos seis dias de prisão física terem terminado. Eles mostraram um comportamento reticente nos processos judiciais que se seguiram. O termo foi cunhado pelo criminólogo e psicólogo Nils Bejerot, que ajudou a polícia durante o assalto, e se referiu à síndrome durante uma reportagem. Ele foi então adotado por muitos psicólogos no mundo todo” (Leia mais na Wikipedia).

Fazendo um paralelo entre o caso narrado e os resultados das mais recentes pesquisas eleitorais para a Presidência da República, me pergunto se o povo brasileiro não teria desenvolvido a mesma patologia psicológica, respondendo passivamente aos acontecimentos mais escandalosos já registrados na história da República.

Nada justifica de forma mais precisa tamanha inércia e acomodação, não há como se arrazoar. Como um governo, sem proposta de ação, mas com projeto claro de perpetuidade de poder, consegue manipular as mentes de tamanho contingente do eleitorado?

Desrespeitados em sua dignidade de aposentados; humilhados como pseudos-julgadores, homologadores de sentenças; desacreditados nas suas capacidades pessoais através de cotas raciais; paternalizados por bolsas de alimentos, remédios e educação; violados na titularidade da soberania interna e externa do país, aceitando mesmo o fim das fronteiras da pátria e a submissão aos ditadores mais oportunistas do continente; desacreditado por seus representantes parlamentares, que se entregam aos desfrutes da corrupção, juntamente com os membros mais expressivos do Poder Executivo, o povo brasileiro dorme em berço esplendido, entorpecido pelo cântico falastrão do apedeuta maior, ou faz questão de não ver e se conformar.

Ainda sobre a síndrome: “As vítimas começam por identificar-se com os seqüestradores, no princípio como mecanismo de defesa, por medo de retaliação e ou violência. Pequenos gestos por parte dos captores são freqüentemente amplificados porque, do ponto de vista do refém é muito difícil, senão impossível, ter uma visão clara da realidade nessas circunstâncias. As tentativas de libertação, são, por esse motivo, vistas como uma ameaça porque o refém pode correr o risco de ser magoado nesses mesmos atos. É importante notar que estes sintomas, são conseqüência de um stress emocional extremo, por vezes até físico. O comportamento é considerado como uma estratégia de sobrevivência por parte de vítimas de abusos pessoais, tais como abusos no âmbito familiar (esposas, filhos etc.) e também em cenários de guerra e nos sobreviventes dos campos de concentração nazista”.

Minha esperança é que o cidadão sai do transe em que se encontra, enquanto há tempo, fugindo em direção a um novo caminho, o da liberdade, torcendo finalmente, para que o operário-meu-patrão dê por terminada sua carreira política, tal como Wolfgang, sendo atropelado pelo trem da história.

29 comentários:

Elaine disse...

Outra dia estava falando sobre o assunto com parentes. De como o povo brasileiro é passivo e não conseguia encontrar um termo correto para tamanha cumplicidade com o atual governo. Então, os comparei ao PAI que mesmo sabendo que seu filho vai errar, fica sempre passando a mão pela sua cabeça encontrando desculpas, em sua infância, traumas e tc e tal. Hoje, lendo o seu texto e, sendo você o mestre que é, deu, enfim, o termo mais correto ao que imaginava no dia desse pequeno papo entre família.
Bom final de semana Mestre Ozéas.
Beijos...Elaine Paiva

Serjão disse...

Ih,Amigo.
Já escrevi tantas vezes sobre isso. Eu continuo achando que se trata de um efeito Dhomini, onde além de tudo o que aconteceu não ser considerado errado ainda permitiu considerar que Lula não é simplesmente um político e passou a ser um time de futebol que nós torcedores às vezes odiamos mas nunca o abandonamos. Estou certo que Vc lembra bem deste tipo de coisa. Lembra de Brizola? Houve um tempo no Rio de Janeiro que ele não era uma opção política e sim um Santo que não tem defeitos. Claro que um dia a casa cai como caiu com Brizola. Com Lula não será diferente. Mas vai demorar.

Anônimo disse...

Leia na Veja: Humberto (PT) é indiciado vampiro 25/08/2006 12:03
a Polícia Federal pediu o indiciamento de HUMBERTO COSTA como membro da máfia dos vampiros - esquema de superfaturamento de hemoderivados desarticulado pela PF em 2004.

Leia amanha na revista VEJA em todas as bancas do pais!

+ Vampiro
+ Sanguessuga
+ Mensalão


LULA + HUMBERTO
É RUIM PARA O BRASIL
É PIOR PRA PERNAMBUCO

* espalhe esta notícia //

Ricardo Rayol disse...

Mestre Ozeas. Não há nada que explique isso. O cara ter se matado foi uma baita sacanagem.. ele merecia ir para um prsidio e virar namorada de alguem. Quanto ao efeito estocolmo aqui nas plagas brasileiras nao sou muito adepto da idéia. Pra mim existe mesmo é a compra pura e simples da "simpatia". Afinal pra quem ganha 350 merrecas mensais qualquer 10 real tá valendo.

Anônimo disse...

Texto gerado por um lance de genio.Parabens. Vou fazer o meus amigos virem conhecer essa tese, que, eu acho, explica tudo!!!!

Alice disse...

Eu tbm torço por isso Ozéas , para que as pessoas acordem e modifiquem a política .
Bom final de semana :)
Bjins

+ Kazzx + disse...

Caro Ozeas,

O mal do Brasileiro é sempre estar atrás de um protetor, seja santo ou homem, o Brasileiro precisa é andar com as próprias pernas...a Sindrome de Estocolmo explica sim muito do comportamento do Brasileiro, mas fazer o que ele sempre foi educado para ser assim.

Abçs, grande texto...

+ Kazzx + disse...

Caro Ozeas,

O mal do Brasileiro é sempre estar atrás de um protetor, seja santo ou homem, o Brasileiro precisa é andar com as próprias pernas...a Sindrome de Estocolmo explica sim muito do comportamento do Brasileiro, mas fazer o que ele sempre foi educado para ser assim.

Abçs, grande texto...

Anônimo disse...

Mestre Ozéas: Tenho orgasmos estranhos... veja lá. rsrsrs :-) bjs

Rodrigo Xavier disse...

Ozéas,

Para o povo mais simples, político é tudo igual. Como não dominam informações e conceitos, estão a reboque do que dizem os formadores de opinião.

A equação se consolida diante do seguinte cenário: a) mídia esquerdista; b) professores esquerdistas; c) classe média esquerdista. Para o povão compreender o perigo representado por Lula e seus asseclas, esses três obstáculos têm de ser ultrapassados.

Abraços.

Anônimo disse...

Olá meu caro mestre Ozeas: Descobri o Yahoo respostas e estou tendo múltiplos orgasmos de tão engraçado que é... rsrs:-) Bjs

Anônimo disse...

Por favor amigo, esse texto merece ser lido pelo maximo possivel de pessoas.Ja te indiquei.Deixe mais uns dias.

Camarada Arcanjo disse...

Ozéas,
Paralelo perfeito! A sua análise sobre a "Sindrome de Estocolmo Brasileira" está excelente.

A cura? Tem cura?

Anônimo disse...

Gostei do teu blog! Pretendo vir aqui mais vezes. Achei bem interessante a analogia que você fez. Quanto a pergunta que o camarada arcanjo fez acima, me habilito a responder que a "cura" para isso está nas mãos da querida Rede Globo, que tem a chave do poder em suas mãos, manipulando a opinião popular de uma forma quase que imperceptível para os mais desavisados. Lula só se elegeu porque era de seu interessa. E ele só será reeleito porque é de seu interesse ainda.

Walter Carrilho disse...

Paixão pelos seus algozes? Bom, durante anos Maluf manteve mais de 30% de votantes entre os eleitores. Isso explica muita coisa...

Yvonne disse...

Apareci por aqui por intermédio da Magui. Eu já li texto de excelente qualidade a respeito da situação do nosso país, mas a sua comparação com a síndrome de Estocolmo foi demais. Meus parabéns.
Beijocas

Santa disse...

Li seu comentário pelos blogs. Sei como é a lida de semestres cheios. Fica bem!
Bjs

Alexandre, The Great disse...

Professor Ozéas.

Gostei do paralelismo da "síndrome de Estocolmo" com os "programas-esmolas" do atual governo.

Conheço bem o problema, pois o tema da "extorsão mediante sequestro" foi explorado numa monografia que produzi em 1993 e na minha dissertação em 2002.

Só não havia ainda conseguido estabelecer o liame entre os dois, o que vc com sabedoria conseguiu demonstrar de forma empírica.

Acho que este fato social merece um estudo mais avançado; quem sabe uma futura tese?

Saudações tricolores(minúsculas e meio combalidas).

Anônimo disse...

O Professor Ozeas matou a charada, as vezes eu me sinto esgotada e vencida, dá vontade de deixar pra lá e que se dane, parece um cansaço físico e mental que me leva a pensar: “deixa como esta porque se mudar, elles farão tudo para piorar”.

Mas a minha razão volta rapidamente e eu continuo minha cruzada contra essa corja justamente por saber que é exatamente isso que eles querem que eu sinta, infelizmente acho que grande parte da população não tem condições de resistir.

Também ando sumida dos blogs, falta de tempo.

Um beijo

Anônimo disse...

Pelo seu texto, dá pra ver por que a educação do país está um caos. Que comparação absurda, tendenciosa,cretina. A sindrome a qual passa o povo brasileiro, é a Sindrome da melhora da qualidade de vida. Da possibilidade de fazer 3 refeições diárias, de enxergar um horizonte mais promissor pela frente. Essa sua comparação é feita em cima de um preconceito contra a população, achando que os pobres sempre votam mal, escolhem de maneira equivocada seus representates. Essa acertiva, tem até uma certa lógica, a eleição de Collor, os dois mandatos do FHC, provam isso. Mas não custa lembrar que em todas essas situações a mídia, eu disse TODA mídia era favorável ao Collor e a FHC. Ao contrário, com Lula a mídia golpista tenta há um ano e seis meses a desestabilização do governo. É pau puro, vinte quatro horas diárias. E o povo, o voto em Lula é por causa das coisas boas de seu governo. O povo quer que continuem o Bolsa Família, a inflação baixa, a cesta básica barata, a facilidade de crédito, o Luz para Todos etc. É a isto que o povo estará dizendo sim, ao digitar o número de Lula em 1º de outubro. Lula será reeleito pelo que seu governo fez de bom, não tente ofuscar o brilho de suas ações com teorias ridículas chupada das páginas de Veja ou outra publicação do mesmo nível.

Luci disse...

Ozeas, vc poderia ter gritado: "bingo"! acertou na mosca (ou será no morcego?!) rs!
belo post!
vou divulgar!
vim da Magui!
bjs!
voltarei!

Ozéas disse...

Bem vindo Júlio!
Quando recebo a visita de um militante do PT fico bastante vaidoso, é a hora que consigo provar que lá por onde eles moram não há vida inteligente, precisam ir até a casa dos outros para ler alguma coisa que não sejam palavras de ordem.
Só faço uma restrição aos visitantes do PT, tenham um pouco de educação, afinal, para quem nem foi convidado, é o mínimo que se espera quando entram em nossa casa.
Saudações

Anônimo disse...

Não entendi sua ironia, ou melhor achei-a desnecessária,afinal entro em todos os tipos de páginas, e costumo portar-me bem em todas elas. E de "onde venho" têm vida inteligente sim. Meu caro, não use da mais antiga tática de menosprezar o opositor em busca de argumentos.
Saudações petistas e democráticas.
PS: Viu a Sensus de hoje? Pelo visto a Síndrome não tem fim....

Unknown disse...

Ozeas,

Você foi premiado, ao menos o Julio não escreve palavrões, já é alguma coisa, fala as bobagens de sempre, mas, não dá para esperar mais de um cérebro destruído pelos crimes que o partido dele cometeu nesses 26 anos e continua cometendo. Veja que a maioria dos petistas são alcoólatras, de cara limpa fica difícil encarar.

As pesquisas só comprovam o que todos já sabem, ninguém vota em Lula, a forma como as pesquisas estão sendo dirigidas é que levam a esses resultados absurdos.

Por isso não concordo que o povo brasileiro esteja sofrendo a síndrome de Estocolmo.

O povo brasileiro esta sofrendo pela capacidade que o PT tem de mentir, enganar, ludibriar, comprar artistas ordinários, jornalistas ordinários, militantes ordinários e institutos de pesquisas, para que façam perguntas tendenciosas.

O PT é um partido de criminosos, eles usam qualquer meio para se manterem no poder.

Beijo

Anônimo disse...

Olá mestre Ozéas! O termômetro emocional do venezuelano (postei em PPS) mostra as fraudes nas urnas, tem um filme com a cara do PT... rsrs. Postei agora! :-) Bjs

Luma Rosa disse...

Ozéias, dê uma lida nessa página

http://www.midiasemmascara.com.br/artigo.php?sid=5137

Agora sou eu que estou correndo!! (rs*)

Beijus

Anônimo disse...

Os brasileiros analfabetos, infelizmente, que não lêem jornal, não assistem TV - nem ao menos o programa (horroroso) eleitoral - não se informam, são os responsáveis pelo voto sem consciência!!!
Triste esse nosso Brasil "ajeitadinho" como disse o Presidente Pinócchio (apelido que o DO deu a ele! Brasil "ajeitadinho"...humfp!
Vim lá do blog da Luci/100querer, trazida pela curiosa após vê-lo citado no post dela, ontem! Valeu a indicação da Luci!
Bjos...tenha um lindo dia.

Anônimo disse...

Ozéas, o apedeuta atropelado por um trem seria o máximo! Já pensou?

Santa disse...

Ozéas fiz o comentário no post trocado, aqui vai.

Ozéas, a barbárie me lembra o julgamento de Nuremberg, ao ser mostrado um filme com cadáveres empilhados aos montes, muitos em estado de decomposição, e sobreviventes esqueléticos que mal podiam ficar em pé, o alto escalão nazista demonstrou incapacidade de sentir culpa, nem responsabilidade pelo genocídio, mas com tiradas cínicas tentavam forjar argumentos como o de que eles nada sabiam sobre as barbaridades que ocorriam nos campos.