Minhas opiniões e publicações, expostas neste espaço, são reflexões acadêmicas de um cidadão-eleitor, publicadas ao abrigo do direito constitucional da liberdade de expressão

"Por favor, leia devagar." (Ferreira Gullar)

16 julho, 2015

Neurologicamente modernos


           
Fruto do final do século XIX, a partir da combinação com outros traços dessa Era, notadamente, a industrialização, urbanização, velocidade dos transportes, crescimento populacional, cultura de massa e da saturação do modelo capitalista, surgiu o que Ben Singer chamou de “Modernidade Neurológica”.
Neste contexto, a “Modernidade Neurológica” retrata uma sociedade fundamentalmente exuberante nos estímulos nervosos, que só reage ao excessivo e sensacional, ao extravagante e descomunal, que deixa de responder a estímulos de inferiores impactos e se sensibilizar com o cotidiano.
A questão, portanto, diante desta atitude “blasé” é como romper a letargia, a pasmaceira, como fazer que nervos e comportamentos hiperestimulados por tantas e excessivas informações e emoções revigorem-se e esbocem reações diante do brando e corriqueiro, como fazer uma pessoa sentir e perceber o simples, o óbvio, quando as sensações estão narcotizadas pela intensidade?
Singer constata, conforme o receituário que vem sendo aplicado, que as “sensações têm que ser cada vez mais fortes para penetrar os sentidos atenuados para formar uma impressão e redespertar uma percepção”.
Pois este é o problema, o que aparentemente nos desperta é o aumento da dose do que nos entorpece, ou seja, o que não mata num primeiro instante nos torna com o tempo resistentes a cura, insensíveis a estímulos de menor comoção.
Incontáveis, os exemplos são cada vez mais visíveis: no esporte, o box perdeu a aura e glamour de “nobre arte” para o UFC, “Definitivo Campeonato de Lutas”, todavia, o que virá depois do “último”? Não me espantará um Coliseu com polegares voltados para  baixo.
Na política, os discursos racionais de longo prazo dão lugar às políticas imediatistas de rápidos e suspeitos resultados, desta forma, quem duvida dos próximos passos: prisão perpétua, pena capital, castigos físicos, qual o limite?
Nas religiões, o fundamentalismo se espalha com veemência, a moral de alguns “profetas” é reescrita todos os dias, sempre em cores mais fortes e limitações acentuadas, assim como a intolerância é a marca do fiel vitorioso. O que será proibido amanhã, quem acumulará toda “verdade” divina?
Não é diferente com a imprensa tecnologicamente virtualizada, que desde o mesmo século XIX oferece registros ilustrados desse ambiente urbano “caótico”, com mensagens alarmistas diatópicas, registrando as “anormalidades” das metrópoles “violentas e frenéticas de choques sensoriais”, e que recorre a comparações com um suposto tempo passado, mentirosamente perfeito, anunciando como estamos ficando cada vez piores.
E o que dizer dos programas televisivos policiais, circos de horrores diários, que repetem incansavelmente as mesmas imagens a cada passagem do trem fantasma, repletas de narrativas raivosas dos agoureiros do apocalipse, apelantes do hiperestímulo do medo, do risco, do suspense e do sensacional.
Fiquem à vontade para incluir outras experiências...
Assim, não há que se estranhar a procura incansavelmente do elixir da felicidade, da droga da euforia, dos corpos mais que perfeitos, dos amores eternos semanais ou de tudo que ultrapasse pelo menos a primeira camada da pele. Nada deve ser pouco e o pouco não nos interessa, até porque somos todos neurologicamente modernos, vivemos do impacto fulminante, da intensidade no corriqueiro, do esbanjamento de palavras, no final das contas, somos todos sensacionalistas.

Nenhum comentário: