Minhas opiniões e publicações, expostas neste espaço, são reflexões acadêmicas de um cidadão-eleitor, publicadas ao abrigo do direito constitucional da liberdade de expressão

"Por favor, leia devagar." (Ferreira Gullar)

29 setembro, 2009

Utilidade Pública

DANOS MORAIS. OFENSAS PUBLICADAS EM BLOG DE JORNALISTA. RESPONSABILIDADE PESSOAL DO JORNALISTA RESPONSÁVEL PELO BLOG, AINDA QUE ALGUMAS DAS OFENSAS TENHAM SIDO VEICULADAS COMO PROVENIENTES DE LEITOR ANÔNIMO. LIBERDADE DE CRÍTICA E DE MANIFESTAÇÃO DE OPINIÃO QUE NÃO DEVE DISPENSAR O USO DE LINGUAGEM ADEQUADA E DE EDUCAÇÃO. CRÍTICAS CONTUNDENTES PODEM SER FEITAS DE FORMA CIVILIZADA. IRONIA NÃO SE CONFUNDE COM DESNECESSÁRIO DEBOCHE. RECURSO PARCIALMENTE PROVIDO APENAS PARA MINORAR O VALOR DA INDENIZAÇÃO (Recurso Inominado Terceira Turma Recursal Cível Nº 71001948348. Comarca de Pelotas)

Leia na integra a decisão através do Blog Direito em Pauta (
Clique aqui)

4 comentários:

Julio Cesar Corrêa disse...

Certamente vai virar jurisprudência e muito blogueiro vai perder noite de sono.
gd ab

Carlos Caldas disse...

É meu caro Ozeas, temos que fazer uma triagem bem "dops" mesmo. Não pode passar nada. Infelizmente, a internet, a blogosfera em particular, realmente às vezes se torna terra de ninguém. É preciso um pouco de ordem.
Grande abraço.

Luma Rosa disse...

Esse falso anonimato que protege pessoas que não respeitam o espaço alheio. Acredito que deve ter um aprimoramento nos sistemas de comentários para que não haja comentários anônimos. Você, por exemplo, pode mudar e retirar a configuração de anônimo do seu sistema, já que o blogger não dispõe de mecanismo de registro de ip.
Eu já mudei e se tem alguma ofensa, mesmo que entre os comentaristas, dou sempre uma moderada.
Não custa proteger-se e não é uma jurisprudencia que irá nos ensinar como agir. Desde já temos que ser coerentes. Assim como gosto que respeitem minha casa, gosto que respeitem o blogue, é espaço meu e tenho responsabilidades.
Beijus

Alice disse...

Trocando em miudos o que pode acontecer com o meu blog e comigo ? o jeito que eu poto ta errado ? se tiver deleto hj o Alice ...
Bjins