Minhas opiniões e publicações, expostas neste espaço, são reflexões acadêmicas de um cidadão-eleitor, publicadas ao abrigo do direito constitucional da liberdade de expressão

"Por favor, leia devagar." (Ferreira Gullar)

26 setembro, 2006

Espada na Eleição

O titular do Blog do Ozéas é assinante do “Ex-Blog do Cesar Maia”, menos por convicções políticas e mais por informação.
.
O alcaide da cidade do Rio de Janeiro, já nas primeiras horas de seu governo, posicionou-se contrário ao operário-meu-patrão, atitude que ganhou meu respeito e, pela forma contundente de suas declarações, por vezes até admiração.
.
César, primeiro e único imperador perpétuo da cidade maravilhosa, além de hábil político, também é um entusiasta por números, gosta como poucos da arte de contar e projetar resultados, principalmente se estão relacionados a gestão e orçamento.
.
Outra faceta do “prefeito maluquinho”, ao que mais parece ser um hobbie, pela forma efusiva que trata, é valer-se de seus estudos para análises das estatísticas eleitorais. César Maia desde o inicio da campanha presidencial, a mais ou menos cinco meses, afirmava que o apedeuta maior não resistiria ao processo eleitoral, sucumbiria diante do mar de lama, formado pela poeira vermelha existente no Planalto, misturada com a chuva de denuncias que cairia sobre sua cabeça.
.
Crítico feroz da campanha morna que vinha sendo desenvolvida pelo Sr. Geraldo, que inicialmente mais parecia ser campanha para diretor de colégio confessional, de algum tempo vem tecendo elogios públicos à guinada de postura do principal candidato das oposições, conseqüentemente, vem comentando os índices cada dia mais favoráveis, que apontam o crescimento daquele único postulante à Presidência da República, com reais possibilidades de bater o operário-meu-patrão e sua quadrilha.
.
Permita-me o blogueiro de primeira, Serjão, que toda semana indica o “bundão da semana”, em usar sua idéia de premiação, ainda que em reverso, e ofertar o título de “Espada na Eleição” ao prefeito do Rio de Janeiro, que nunca deixou de provar numericamente a tese da vitória oposicionista. César Maia aposta e dá como “favas contadas” o segundo turno, avançando na sua análise, aponta a derrota final do molusco amputado na segunda etapa do pleito.
.
O Blog do Ozéas segue publicando na integra a mais recente análise de César Maia, enviada hoje por e-mail de seu “Ex-Blog”, quem tem dúvidas quanto ao merecimento da inédita premiação, tem a oportunidade de ler agora suas razões.
.
"ALCKMIN x LULA !
.
1. Os furiosos ataques de Lula contra sua equipe mostram apenas que ele já conhece os números das pesquisas regionais neste fim de semana. Na verdade ataca porque foram pegos em flagrante e não porque fizeram. Lula já foi informado que o segundo turno são favas contadas. E que se não se estivesse a cinco dias da eleição, o próprio resultado do primeiro turno poderia ser outro, pois daria tempo para os fatos chegarem a todas as camadas sociais e regionais. Por isso Lula a partir de ontem, faz uma tournée de programas de rádio, tentando evitar que isso ocorra ainda dentro do primeiro turno. E já começa a pensar o que será melhor: ir ou não ao debate na TV Globo.
.
2. As pesquisas do fim de semana em cada Estado do Sul, S.Paulo e Mato Grosso do Sul, mostram Alckmin na frente uns 10 pontos. E se somado aos demais adversários de Lula, esta diferença ultrapassa 20 pontos. No Estado do Rio Lula ainda é salvo pela Baixada Fluminense, mas assim mesmo já ocorreria segundo turno. No centro-oeste a diferença a favor do segundo turno se amplia, assim como na Amazônia ocidental. Em Minas Gerais a diferença a favor de Lula diminui. E mesmo no Nordeste-Norte essa diferença não são mais os abissais 50 pontos. As pesquisas no fim de semana em alguns Estados mostram Lula mais perto dos 60% e os demais somados, mais perto dos 30%.
.
3. Somando Nordeste e Norte, e aplicando essa diferença de 30% teremos 9% sobre o eleitorado nacional. O Sul, S.Paulo e Mato Grosso do Sul, juntos já descontam essa diferença. Em Minas Lula ainda tem 10 pontos de vantagem sobre os demais, ou 1% sobre o eleitorado total, numero superado pela diferença na soma do Centro-Oeste e Amazonia Ocidental.
.
4. O que angustia e alopra Lula, é saber que essa é uma sangria que ainda não cessou e que se não for estancada no próprio primeiro turno, se pode ter uma surpresa inimaginável dez dias atrás. Basta para isso o interior do Nordeste ser atingido como tem sido o interior pelo Brasil afora. Esse é um fato novo já que a força maior de Lula -estava e está- no Interior. Lula que queria ser um candidato majestático a presidente, desceu do poleiro e está cacarejando pelas rádios regionais de maior audiência , constrangendo-as com o peso prometido da publicidade das estatais.
.
5. O jogo do segundo turno já virou e Alckmin sabe que a possibilidade de virar ainda no primeiro turno, já não é mais uma utopia, embora continue a depender da velocidade e contundência com que os fatos cheguem ao Nordeste. Uma eleição morna, de repente esquenta. E como. Lula castiga sua equipe. Quer desesperadamente se desconectar da fiação petista que produziu esse curto circuito na campanha. Nunca a republica dos pelegos esteve tão angustiada, vendo seu estado arrecadador lhe fugir das mãos".

12 comentários:

Alexandre, The Great disse...

Professor Ozéas.

Muito oportuno este seu artigo.
César Maia é um "mago das pesquisas" e protagonista de viradas históricas nas eleições do Rio de Janeiro, onde sempre partiu de uma 3ª força para a vitória.

Esta análise tem fundamento teórico e prático, haja vista ter sido respaldada com a palavra de César.

Outra variável a ser considerada, forçoso dizê-lo, é o viés provocado pelo aparelhamento dos institutos de pesquisa que estão terceirizando a mão-de-obra para as pesquisas de campo nas ONGs da "companheirada", o que, obviamnte, não pode ser descartado.

Nat disse...

Mestre Ozéas, também sou leitora assídua do ex-blog. Admitamos. César Maia pode não ser um administrador ideal, mas é um excelente analista político.

Bjs

Ricardo Rayol disse...

Realmente o cara tem uma lógica incrível, meio que intqngível mas muito boa mesmo assim. Tomara mestre Ozeas, tomara....

Saramar disse...

Ula-lá-lá!!!!!
Ozéas, favor não confundir com Lullalá. Cruz credo (risos).

Esse César Maia é bom, muto bom!

beijos

Serjão disse...

Mestre:
CM realmente é uma águia política e realmente ele sempre recomendou pancadas em Lula. Mas nem ele nem ninguém poderia prever que os Petistas fizessem das suas duas semanas antes da eleição. E eu mesmo nomeei o Alckimim Bundão duas vezes pela apatia. Acho que o CM teve sempre a postura otimista pq não restava outra coisa a fazer. Mas a coisa estava caminhando para uma eleição sem sustos. Ainda bem que a petralhada é como é (rs)

Abração

Unknown disse...

Ozeas,

Concordo com você em dedicar a "Espada na Eleição" a César Maia.

Eu gostaria que ele tivesse sido o vice de Alckmin e talvez e próximo presidente, mas não foi assim. Deus decide, sempre bem.

Vi as estatisticas por regiâo.

Alckmin vence no sul e sudeste com folga, onde há mais de 50% dos votos, Cesar Maia esta certo.

Boas novas.

A PF encontrou a prova da ligação do PT com dinheiro.

Beijo

Anônimo disse...

A Arquidiocese do Rio de Janeiro, na fidelidade à sua missão evangélica, reafirma sua posição com relação às eleições 2006 – expressa no documento intitulado "Voto Consciente", distribuído às Paróquias - em que incentiva a participação dos católicos na política e a escolha de candidatos comprometidos com os princípios e valores éticos e cristãos; reafirma, ainda, o ponto principal do documento: o respeito à vida e à dignidade da pessoa humana desde a concepção até a morte natural.

É direito do eleitor conhecer seus candidatos e sua atuação. Por outro lado, espera-se de todo candidato a devida transparência em todos os seus atos e propostas.

Rio de Janeiro, 26 de setembro de 2006

Dom Assis Lopes

Bispo Auxiliar do Rio e Moderador da Cúria

[1] Esse fato pode ser constatado no site oficial da Câmara dos Deputados:

Anônimo disse...

eu não conheço muito o César Maia mas sempre me pareceu independente e muito inteligente.Tomara que as informações cheguem logo ao meio rural e aos rincões brasileiros para que aqueles qeu vivem mais isolados nesse imenso Brasil possam tomar suas decisões corretamente.

Anônimo disse...

Nunca vi tanta tolice num só artigo. Que o ex-prefeito do Rio, mas ainda respondendo pelo cargo cometa suas bobagens, tudo bem, há democracia no país. Todo mundo pode falar o que desejar. Mas daí, outros reproduzirem essas bobagens.... chega a ser patético. Vou passar por aqui, no próximo domingo para cobrar de você uma explicação sobre essa pisada de bola em reproduzir tamanha sandice

Saudações democráticas

julio

Anônimo disse...

BOA TARDE MESTRE OZÉAS: Permita-me dizer que também assino o ex-do César Maia. Veja cenas "caleintes" hoje lá em casa... rsrs

Anônimo disse...

Já foi o jardineiro, o motorista, o churrasqueiro...para cada falcatrua o PT arruma uma mula para levar a culpa. E o povo brasileiro quieto. Agora, no absurdo e indecoroso grampo nos telefones dos Ministros do TSE e STF, adivinhem de quem foi a culpa? Da empresa que fez a varredura e detectou o grampo.

Ah, me poupem! Aí tem dedo do Ministro do Crime Márcio Thomaz Bastos.
Ah tem!
do blog:
http://argumentoeprosa.blogspot.com/

Santa disse...

OZÉAS

Falha nossa!. A Santa não está em Recife. Quem está no blog desde o dia 27 é a estagiária (eu). Nada fácil substituí-la, e não fazer feio. Amanhã ela chegará de uma rápida viagem (trabalho). Parabéns pelo blog, beijos e até o segundo turno...

Santinha:))