Minhas opiniões e publicações, expostas neste espaço, são reflexões acadêmicas de um cidadão-eleitor, publicadas ao abrigo do direito constitucional da liberdade de expressão

"Por favor, leia devagar." (Ferreira Gullar)

29 setembro, 2006

O caminho das pedras

O Ricardo Berzoini queria tirar da web as fotos do dinheiro do PT, o TSE negou.

O propósito da quadrilha em esconder as imagens, talvez nem tanto pelo impacto da “grana”, que nessas horas realmente constrange o bandido que é pego na carreira, quem sabe, é mais pelas “cintas de segurança” que envolvem os reais apreendidos, todas da Caixa Econômica Federal.
Seria tão evidente assim o caminho pelo qual passaram os reais?

Ao que parece o banco deixou de ser social, há muito já se tornou o “banco do pessoal”.

26 setembro, 2006

Espada na Eleição

O titular do Blog do Ozéas é assinante do “Ex-Blog do Cesar Maia”, menos por convicções políticas e mais por informação.
.
O alcaide da cidade do Rio de Janeiro, já nas primeiras horas de seu governo, posicionou-se contrário ao operário-meu-patrão, atitude que ganhou meu respeito e, pela forma contundente de suas declarações, por vezes até admiração.
.
César, primeiro e único imperador perpétuo da cidade maravilhosa, além de hábil político, também é um entusiasta por números, gosta como poucos da arte de contar e projetar resultados, principalmente se estão relacionados a gestão e orçamento.
.
Outra faceta do “prefeito maluquinho”, ao que mais parece ser um hobbie, pela forma efusiva que trata, é valer-se de seus estudos para análises das estatísticas eleitorais. César Maia desde o inicio da campanha presidencial, a mais ou menos cinco meses, afirmava que o apedeuta maior não resistiria ao processo eleitoral, sucumbiria diante do mar de lama, formado pela poeira vermelha existente no Planalto, misturada com a chuva de denuncias que cairia sobre sua cabeça.
.
Crítico feroz da campanha morna que vinha sendo desenvolvida pelo Sr. Geraldo, que inicialmente mais parecia ser campanha para diretor de colégio confessional, de algum tempo vem tecendo elogios públicos à guinada de postura do principal candidato das oposições, conseqüentemente, vem comentando os índices cada dia mais favoráveis, que apontam o crescimento daquele único postulante à Presidência da República, com reais possibilidades de bater o operário-meu-patrão e sua quadrilha.
.
Permita-me o blogueiro de primeira, Serjão, que toda semana indica o “bundão da semana”, em usar sua idéia de premiação, ainda que em reverso, e ofertar o título de “Espada na Eleição” ao prefeito do Rio de Janeiro, que nunca deixou de provar numericamente a tese da vitória oposicionista. César Maia aposta e dá como “favas contadas” o segundo turno, avançando na sua análise, aponta a derrota final do molusco amputado na segunda etapa do pleito.
.
O Blog do Ozéas segue publicando na integra a mais recente análise de César Maia, enviada hoje por e-mail de seu “Ex-Blog”, quem tem dúvidas quanto ao merecimento da inédita premiação, tem a oportunidade de ler agora suas razões.
.
"ALCKMIN x LULA !
.
1. Os furiosos ataques de Lula contra sua equipe mostram apenas que ele já conhece os números das pesquisas regionais neste fim de semana. Na verdade ataca porque foram pegos em flagrante e não porque fizeram. Lula já foi informado que o segundo turno são favas contadas. E que se não se estivesse a cinco dias da eleição, o próprio resultado do primeiro turno poderia ser outro, pois daria tempo para os fatos chegarem a todas as camadas sociais e regionais. Por isso Lula a partir de ontem, faz uma tournée de programas de rádio, tentando evitar que isso ocorra ainda dentro do primeiro turno. E já começa a pensar o que será melhor: ir ou não ao debate na TV Globo.
.
2. As pesquisas do fim de semana em cada Estado do Sul, S.Paulo e Mato Grosso do Sul, mostram Alckmin na frente uns 10 pontos. E se somado aos demais adversários de Lula, esta diferença ultrapassa 20 pontos. No Estado do Rio Lula ainda é salvo pela Baixada Fluminense, mas assim mesmo já ocorreria segundo turno. No centro-oeste a diferença a favor do segundo turno se amplia, assim como na Amazônia ocidental. Em Minas Gerais a diferença a favor de Lula diminui. E mesmo no Nordeste-Norte essa diferença não são mais os abissais 50 pontos. As pesquisas no fim de semana em alguns Estados mostram Lula mais perto dos 60% e os demais somados, mais perto dos 30%.
.
3. Somando Nordeste e Norte, e aplicando essa diferença de 30% teremos 9% sobre o eleitorado nacional. O Sul, S.Paulo e Mato Grosso do Sul, juntos já descontam essa diferença. Em Minas Lula ainda tem 10 pontos de vantagem sobre os demais, ou 1% sobre o eleitorado total, numero superado pela diferença na soma do Centro-Oeste e Amazonia Ocidental.
.
4. O que angustia e alopra Lula, é saber que essa é uma sangria que ainda não cessou e que se não for estancada no próprio primeiro turno, se pode ter uma surpresa inimaginável dez dias atrás. Basta para isso o interior do Nordeste ser atingido como tem sido o interior pelo Brasil afora. Esse é um fato novo já que a força maior de Lula -estava e está- no Interior. Lula que queria ser um candidato majestático a presidente, desceu do poleiro e está cacarejando pelas rádios regionais de maior audiência , constrangendo-as com o peso prometido da publicidade das estatais.
.
5. O jogo do segundo turno já virou e Alckmin sabe que a possibilidade de virar ainda no primeiro turno, já não é mais uma utopia, embora continue a depender da velocidade e contundência com que os fatos cheguem ao Nordeste. Uma eleição morna, de repente esquenta. E como. Lula castiga sua equipe. Quer desesperadamente se desconectar da fiação petista que produziu esse curto circuito na campanha. Nunca a republica dos pelegos esteve tão angustiada, vendo seu estado arrecadador lhe fugir das mãos".

21 setembro, 2006

"Quadra psicodélica"

Mais uma vez o operário-meu-patrão não sabia de nada, os escândalos que assolam o país passam pelas portas vizinhas do gabinete presidencial, e ele se afirma ignorante completo dos acontecimentos. Repetem-se as indicações de envolvimento dos lideres do partido do governo nas “maracutaias”, e o apedeuta insiste na tese da máxima distância dos fatos.

O operário-meu-patrão afasta os envolvidos no crime de compra do dossiê, com conteúdo contrário aos seus principais opositores, incluindo na lista dos “contaminados”, até o nome de Ricardo Berzoini, presidente do Partido dos Trabalhadores e seu coordenador de campanha, mas não desiste do discurso negatório de participação.

Diante do Princípio da eficiência na administração pública, muito bem lembrado pelo Prof. Manoel Martins Júnior, não basta que ele não saiba para se eximir da responsabilidade, é necessário que ele como governante, se articule para não deixar que aconteça; diante do princípio da moralidade na administração pública, se souber, não basta que ele faça de contas que desconhecia, exige a Constituição que ele não seja conivente ao saber.

O Ministro do Supremo Tribunal Federal e Presidente do Tribunal Superior Eleitoral Marco Aurélio Mello, nova vítima revelada dos “arapongas”, consegue se indignar como nunca antes o fez, nem quando seu primo Fernando Collor de Mello encontrava-se enterrado no lamaçal das denúncias de corrupção: "Isso aí (o grampo) preocupa, mas revela a quadra que estamos vivendo", prossegue, "uma quadra que eu diria quase que psicodélica, com escândalos aflorando dia a dia. Quando imaginamos que todos já surgiram, surge mais um, e ficamos perplexos”.

Confesso aos amigos-leitores do Blog do Ozéas que não sei o que escrever, há dias tento traçar alguns comentários, que são por mim mesmo, sumariamente deletados por suas obviedades, o que dizer? O REI ESTÁ NÚ! Mas disso todos já sabemos. Recuso a bater na mesma tecla, me respeito o suficiente para não tentar convencer ninguém através do grito ou da insistência.

Finalmente, quanto aos escândalos me vem a lembrança o comentário de Arnaldo Jabor, que muito bem ironizou, ao dizer que no Brasil até o escândalo está desmoralizado.

12 setembro, 2006

La dolce vita

Imagine um belo final de semana na ilha de Comandatuba/BA, com deslocamento aéreo e marítimo, hospedagem em hotel de luxo, com campo de golf, esportes náuticos, livre consumação em qualquer despesa e no final da noite programação de eventos selecionados. Quanto custa o pacote? Nada, ou melhor, somente o seu compromisso de participar em horários criteriosamente escolhidos, de um seminário na sua área de atividade profissional.

Você aceita? Então venha para o melhor dos seminários jurídico da ocasião! Você não recebeu um convite oficial? Isso também não é problema, é só entrar em contato com o patrocinador do evento, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), com toda certeza você também será lembrado na próxima lista de convidados.

Se você ainda tem dúvidas sobre a qualidade das palestras, entre em contato com quem já participou e saiba de suas opiniões, entre eles, o Ministro Pádua Ribeiro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), também Corregedor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), além de quinze outros Ministros, também do STJ e mais 31 Desembargadores de sete estados.

A propósito, sobre o tema: “A pedido de dois conselheiros, o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) vai discutir se aprova resolução proibindo juízes de viajar para participar de congressos com despesas de hospedagem e transporte pagas por entidades que tenham interesse em causas judiciais”.

A matéria foi publicada na Folha de São Paulo e reproduzida no site da Federação Nacional dos Policiais Federais – FENAPEF (
Leia Mais)

11 setembro, 2006

O que mudou?

Ano passado publiquei um post sobre os atentados de 11 de setembro nos EUA, confesso que gostei do texto, até porque não raramente, nosso espírito crítico nos avisa quando “perdemos a mão”.

Relendo o post de onze de setembro de 2.005 verifiquei sua atualidade. Os valores e números referidos não se modificaram, as idéias dominantes permanecem as mesmas e suas conseqüências continuam a dar causa aos resultados. A propósito, também nossas torres continuam as mesmas e nos mesmos lugares, nada foi feito diferente para mudar a realidade.

Republico foto e texto com um ano de diferença, sem que seu “prazo de validade” tenha vencido.

Há quatro anos dois aviões foram lançados contra as torres Gêmeas do Word Trade Center em New York, causando comoção mundial pela barbárie, que atacava e fazia de suas vítimas simples cidadãos americanos, sendo que o verdadeiro alvo era o próprio Estado.
Nos revolta qualquer tipo de terrorismo, nos repugna toda forma de violência contra o homem.
As fronteiras físicas, econômicas e ideológicas terão na história seu derradeiro dia, embora ainda não se demonstrem sinais de quando isso acontecerá, mas a vitória da solidariedade e da fraternidade entre os povos prevalecerá. Temos que crer nisso.
O terrorismo é abominável, os crimes por ele praticados são covardes. Devemos abominar tanto aquele terrorismo praticado por grupos fundamentalistas isolados, quanto o terrorismo praticado pelo Estado. Acredito como verdade que esse último ainda é o pior de todos, numa ilusão de que podemos “graduar e mensurar” o mal.
Quando um Estado se sobrepõe a outros, quer por sua força bélica, econômica e mesmo tecnológica, através das subordinações de soberanias, fica muito clara a separação dos mundos e, mais claras ainda as “razões” de vinganças e ódios.
Nessa lembrança do 11 de setembro americano, publico a foto de nossas "torres" gêmeas terceiromundistas, como demonstração da desigualdade social num país que detém o título de oitava pior distribuição de rendas no mundo.
As nossas "torres" são assim mesmo, obras abandonadas pela falência de construtoras, ocupadas por desabrigados e encravadas no meio de uma favela, em plena área de classe média-alta.
Dificilmente algum idiota tentará lançar um avião sobre elas para suas destruições finais, até porque são símbolos contrapostos do capitalismo selvagem yanque, representam a própria miséria que nosso povo está submetido, decorrente de nossa subordinação ao capital internacional que nos saqueia mês a mês através da agiotagem de Estado.
Em cada cidade brasileira certamente não há uma, mas várias “torres” como a que fotografei na minha cidade de Niterói. Nossa “torres” devem ser lembradas todos os dias 11,12, 13.... de setembro, outubro, novembro... Devemos lamentar o terrorismo que ataca de regra os mais fracos e indefesos, temos nossos Osana Bim Laden que não comandam suicidas fundamentalistas, mas que nos destrói na dignidade e matam nossas esperanças todos os dias.

10 setembro, 2006

Música de campanha

Proibido pelo TSE de ser usado na campanha pela oposição, o vídeo da “turma do lula” (desculpem-me pelo uso da palavra), é disponibilizado pelo Blog do Ozéas para que os leitores tirem suas conclusões, quanto as “ofensas” contidas no alegre musical de marionetes. (vídeo liberado no site youtube)

07 setembro, 2006

O exemplo é tudo

Aqueles que moram no Rio de Janeiro conhecem bem o ronco do motor de uma viatura da Policia Militar. Quem nunca ouviu o “ronronar” daqueles Golzinhos pelas ruas da cidade!

O som característico das viaturas da PM/RJ, teria uma explicação no mínimo digna de investigação. No outro dia ouvi dizer, que de regra os Gols da PM/RJ não tem os
catalisadores instalados, me contaram que essas peças, são sumariamente arrancada dos carros e vendidas no mercado paralelo. Ganha uma visita ao Comando-Geral da PM, quem me disser o(s) responsável(eis) por essas possível gatunagem.

Pois é, talvez se o Estado do Rio cumprisse a mínima exigência, de vistoria anual de sua frota de veículos, alguns problemas seriam superados, seus carros andariam em melhor estado de conservação, com os itens de segurança atendidos, tais como pneus em condição de rodagem, amortecedores com menos de cem mil quilômetros, lanternas e faróis que acendam. Isso para não falar no catalisador.

Quem determina a vistoria periódica, que todos nós mortais somos obrigados a suportar, e pagar por ela, é uma lei federal, o Código Nacional de Trânsito, no seu
Art. 130 e seguintes, verificação essa, abolida a muito pela administração estadual, quando os carros a serem inspecionados são os seus.

Mas fazer o que, são essas as viaturas que servem para nos abordar nas tradicionais blitz e, não raramente, os policiais que as conduzem, encrencam com qualquer problema que encontram, por exemplo, quando as placas de identificação de nossos carros, feitas no próprio Detran, estão "fora do padrão”.

A propósito, as viaturas da PM/RJ não possuem mais placas brancas alfanuméricas, na verdade, não há como serem identificadas, senão através de números internos de registros da corporação, grafados na partes traseiras externas das latarias dos veículos, que comumente estão rasurados, a ponto de não ser possível identificar os veículos utilizados pelas guarnições, violando novamente o CNT no seu
Art. 115 e parágrafos.

Só para lembrar, os catalisadores das viaturas, são obrigatórios, conforme o
Art. 105, inciso V do já referido Código.

04 setembro, 2006

Boa semana

Nada como começar descontraindo o início dessa semana de três dias.

O Blog do Ozéas brinda seus leitores com o curta “Tapa na Pantera”, protagonizado por
Maria Alice Vergueiro, é imperdível.

Depois a gente volta a falar sério!

Colaborou com o Blog: Paola Porto