
O titular do Blog do Ozéas é assinante do “Ex-Blog do Cesar Maia”, menos por convicções políticas e mais por informação. .
O alcaide da cidade do Rio de Janeiro, já nas primeiras horas de seu governo, posicionou-se contrário ao operário-meu-patrão, atitude que ganhou meu respeito e, pela forma contundente de suas declarações, por vezes até admiração.
.
César, primeiro e único imperador perpétuo da cidade maravilhosa, além de hábil político, também é um entusiasta por números, gosta como poucos da arte de contar e projetar resultados, principalmente se estão relacionados a gestão e orçamento.
.
Outra faceta do “prefeito maluquinho”, ao que mais parece ser um hobbie, pela forma efusiva que trata, é valer-se de seus estudos para análises das estatísticas eleitorais. César Maia desde o inicio da campanha presidencial, a mais ou menos cinco meses, afirmava que o apedeuta maior não resistiria ao processo eleitoral, sucumbiria diante do mar de lama, formado pela poeira vermelha existente no Planalto, misturada com a chuva de denuncias que cairia sobre sua cabeça.
.
Crítico feroz da campanha morna que vinha sendo desenvolvida pelo Sr. Geraldo, que inicialmente mais parecia ser campanha para diretor de colégio confessional, de algum tempo vem tecendo elogios públicos à guinada de postura do principal candidato das oposições, conseqüentemente, vem comentando os índices cada dia mais favoráveis, que apontam o crescimento daquele único postulante à Presidência da República, com reais possibilidades de bater o operário-meu-patrão e sua quadrilha.
.
Permita-me o blogueiro de primeira, Serjão, que toda semana indica o “bundão da semana”, em usar sua idéia de premiação, ainda que em reverso, e ofertar o título de “Espada na Eleição” ao prefeito do Rio de Janeiro, que nunca deixou de provar numericamente a tese da vitória oposicionista. César Maia aposta e dá como “favas contadas” o segundo turno, avançando na sua análise, aponta a derrota final do molusco amputado na segunda etapa do pleito. .
O Blog do Ozéas segue publicando na integra a mais recente análise de César Maia, enviada hoje por e-mail de seu “Ex-Blog”, quem tem dúvidas quanto ao merecimento da inédita premiação, tem a oportunidade de ler agora suas razões.
.
"ALCKMIN x LULA !
.
1. Os furiosos ataques de Lula contra sua equipe mostram apenas que ele já conhece os números das pesquisas regionais neste fim de semana. Na verdade ataca porque foram pegos em flagrante e não porque fizeram. Lula já foi informado que o segundo turno são favas contadas. E que se não se estivesse a cinco dias da eleição, o próprio resultado do primeiro turno poderia ser outro, pois daria tempo para os fatos chegarem a todas as camadas sociais e regionais. Por isso Lula a partir de ontem, faz uma tournée de programas de rádio, tentando evitar que isso ocorra ainda dentro do primeiro turno. E já começa a pensar o que será melhor: ir ou não ao debate na TV Globo.
.
2. As pesquisas do fim de semana em cada Estado do Sul, S.Paulo e Mato Grosso do Sul, mostram Alckmin na frente uns 10 pontos. E se somado aos demais adversários de Lula, esta diferença ultrapassa 20 pontos. No Estado do Rio Lula ainda é salvo pela Baixada Fluminense, mas assim mesmo já ocorreria segundo turno. No centro-oeste a diferença a favor do segundo turno se amplia, assim como na Amazônia ocidental. Em Minas Gerais a diferença a favor de Lula diminui. E mesmo no Nordeste-Norte essa diferença não são mais os abissais 50 pontos. As pesquisas no fim de semana em alguns Estados mostram Lula mais perto dos 60% e os demais somados, mais perto dos 30%.
.
3. Somando Nordeste e Norte, e aplicando essa diferença de 30% teremos 9% sobre o eleitorado nacional. O Sul, S.Paulo e Mato Grosso do Sul, juntos já descontam essa diferença. Em Minas Lula ainda tem 10 pontos de vantagem sobre os demais, ou 1% sobre o eleitorado total, numero superado pela diferença na soma do Centro-Oeste e Amazonia Ocidental.
.
4. O que angustia e alopra Lula, é saber que essa é uma sangria que ainda não cessou e que se não for estancada no próprio primeiro turno, se pode ter uma surpresa inimaginável dez dias atrás. Basta para isso o interior do Nordeste ser atingido como tem sido o interior pelo Brasil afora. Esse é um fato novo já que a força maior de Lula -estava e está- no Interior. Lula que queria ser um candidato majestático a presidente, desceu do poleiro e está cacarejando pelas rádios regionais de maior audiência , constrangendo-as com o peso prometido da publicidade das estatais.
.
5. O jogo do segundo turno já virou e Alckmin sabe que a possibilidade de virar ainda no primeiro turno, já não é mais uma utopia, embora continue a depender da velocidade e contundência com que os fatos cheguem ao Nordeste. Uma eleição morna, de repente esquenta. E como. Lula castiga sua equipe. Quer desesperadamente se desconectar da fiação petista que produziu esse curto circuito na campanha. Nunca a republica dos pelegos esteve tão angustiada, vendo seu estado arrecadador lhe fugir das mãos".