Minhas opiniões e publicações, expostas neste espaço, são reflexões acadêmicas de um cidadão-eleitor, publicadas ao abrigo do direito constitucional da liberdade de expressão

"Por favor, leia devagar." (Ferreira Gullar)

12 outubro, 2013

Breves comentários sobre uma notícia de jornal, ou, todos sabem onde está o Amarildo.


Para ler a matéria na íntegra: Clique Aqui


Alguns amigo que pesquisam o tema já de muito denunciam a "paz" das UPPs, porém, são rotulados de intelectuais distantes da realidade; nesta questão, dos abusos cometidos pelo Estado, fica evidente que a "pacificação" não passa de troca de dominadores, as práticas são consequências.

Quando o tráfico sai de determinada localidade, entra a milícia ou a segurança pública, cada qual com suas características de dominação, todavia, nas três hipóteses há sempre o denominador comum da violência como modus opedandi.

Por outro lado, quando há necessidade da demonstração de “resultados positivos” do programa oficial, justificadores das ocupações, nada que uma mídia bem maquiada não resolva; uma foto aqui, uma entrevista ali, uma matéria acolá, enfim, ninguém chega ao poder impune ou ingenuamente.

Em termos comparativos, a paz das UPPs, que chega aos lares dos moradores das favelas – politicamente correto, chamadas de comunidades – nem se compara com a PAZ dos moradores do asfalto, daqueles que olham a realidade da sacada das varandas ou dos vidros blindados de seus automóveis, estes se bastam com o “direito de ir e vir” ao shopping, ou na tranquilidade de receber sua droga através de um “disk-tenha” qualquer.

Ou seja, a questão da segurança – mais uma vez – se afirma como instrumento diferenciador de classes sociais, é ferramenta de controle, vigilância e manutenção do stabelichment, determinando quem é portador de mais direitos e sobre quem a lei deve incidir com mais rigor.

Em nome de um bem comum, tudo pode e deve ser feito, ainda que alguns ovos sejam quebrados neste omelete social.

Para mim, o caso Amarildo é emblemático, exatamente, por não ser especial, é mais um. Quantos outros "Amarildos" estão desaparecidos, porém, o silêncio imposto pelo medo não permite responder?

Interessante também é o grau de sofisticação que a coisa toma, os agentes do Estado chegam ao requinte de monitorar os jornais e as redes sociais para implantar contrainformação, além de se seguir a família da vítima na busca de alguma falha ou situação que a todos desmoralize, tudo pago com dinheiro deste mesmo Estado, quando disponibiliza os meios para essa “investigação” paralela.

Se isso não é ato de terrorismo, o conceito perde todo o significado para qualquer outra situação.

O terror do Estado sempre é mais gravoso, porque a lei não permite a autotutela, portanto, cada cidadão é indefeso diante daqueles que detêm o munus público da segurança, não há escapes desta rede, que por um lado limita o indivíduo de se proteger e por outro, acoberta quem tem o dever de fazê-lo.

A matéria jornalística em comento, pode até merecer uma reflexão menos apaixonada da que ora faço, todavia, não deve deixar de despertar aflição.

A rede explícita de violência, que se julgava ferida de morte com o restabelecimento democrático pós-1988, denota não só vida como também vigor nos intestinos da segurança pública, entretanto, agora camuflada e protegida pela lei, projetos e seus executores.



Nenhum comentário: