Minhas opiniões e publicações, expostas neste espaço, são reflexões acadêmicas de um cidadão-eleitor, publicadas ao abrigo do direito constitucional da liberdade de expressão

"Por favor, leia devagar." (Ferreira Gullar)

11 dezembro, 2011

O tema sempre provoca polêmica, considerações desprovidas de fundamentação, conceitos extravagantes, envolvidos numa aura de mistério e misticismo, demonstrando que não sabemos bem quem são essas pessoas, que se reúnem para tratar de assuntos mais desconhecidos ainda.

Notadamente, algumas publicações, aqui e acolá, trazem alguns subsídios, porém, mesmo assim existe uma grande distância entre o que é fato e fantasia.

Pois bem, o jornal “Diário de Notícias” português, em novembro fez uma interessante matéria investigativa, traçando o grau de influência da maçonaria daquele país e seu trânsito pelos corredores do poder; ao todo foram quatro dias com variadas abordagens que terminou com uma mesa de debates.

Deixo o link para acesso as fotos das páginas da primeira matéria, quem tiver a curiosidade é só clicar aqui, sugiro depois de baixar, ir ampliando as imagens para conseguir fazer a leitura; as outras edições estão disponíveis na internet.

Em pleno século XXI, para alguns, na vigência de uma pós-modernidade, ainda subsiste uma organização moldada conforme valores do século XVIII, que por mais que se fale, poucos a conhecem.

Um comentário:

Luma Rosa disse...

Existe uma certa fantasia acerca dos maçons, por ser uma "sociedade secreta", pois não existe ex-maçons e os maçons não saem por aí especulando sobre eles. Vou lá baixar por curiosidade :) Feliz 2012!!