Minhas opiniões e publicações, expostas neste espaço, são reflexões acadêmicas de um cidadão-eleitor, publicadas ao abrigo do direito constitucional da liberdade de expressão
"Por favor, leia devagar." (Ferreira Gullar)
25 novembro, 2015
11 novembro, 2015
04 novembro, 2015
28 outubro, 2015
22 outubro, 2015
16 outubro, 2015
Notadamente
temos muitas violências em nossa sociedade, que se manifestam de várias
maneiras, ora são físicas ou simbólicas, reais ou percebidas, individuais e
coletivas, do Estado, do particular, nas ruas, em nossas casas, em todos os
lugares, no entanto nem todas são vistas ou reclamadas, algumas parecem pouco
importar.
11 setembro, 2015
11 de setembro, tempo de reflexão
Em 11 de setembro de 1973, o presidente eleito do Chile,
Salvador Allende, foi deposto por um golpe militar comandado pelo general
Augusto Pinochet.
O golpe foi articulado por oficias das forças armadas e grupos
neofascistas, sendo apoiado pela CIA, encarregada de dar total apoio militar e
financeiro em nome dos EUA.
A ditadura chilena marca uma das mais sombrias páginas da
historia da América Latina, estimando-se em seus 17 anos, oficialmente, tenham
ocorrido mais de 40.000 mortes, embora, extraoficialmente se fale em mais de
100.000 pessoas, isso sem se considerar outras incontáveis violações aos
direitos humanos (torturas, estupros, saques, mutilações, desaparecimentos...).
Hoje é 11 de setembro e, daquelas infelizes coincidências, 28
anos depois do golpe patrocinado pelos EUA, também foi nesta data que as torres
gêmeas do WTC em Nova Iorque foram atingidas por dois aviões tripulados por
terroristas da al-Qaeda, quando morreram 2.996.
Longe de qualquer sabor de vingança, embora imperfeito, não
consigo nutrir ódio mesmo se alguém me odiar, todavia, é impossível não se
estabelecer parâmetros comparativos entre os dois atentados. Igualmente
irracionais e desumanos, porém, o golpe chileno quase passa despercebido quando
comparado ao colorido, televisivo e pirotécnico terrorismo de Manhattan.
Talvez 11 de setembro seja uma boa data para reflexões sobre o
que se planta como opção e o que se cole por obrigação; nesta data que podemos
recordar semelhança e diferenças que se completam, por um lado, quando uma
nação é agredida por outra mais forte e se ajoelha à seus interesses, por
outro, quando essa mesma potência se vê batida e de joelho pelo muito que
semeou.
02 setembro, 2015
27 agosto, 2015
Escolhas que só nós podemos fazer
Escrevo esta coluna domingo, 23 de agosto, exatos 47 anos passados
do acidente de Ramon Sampedro Cameán, sujeito que conheci num domingo de 1998 enquanto
assistia o “Fantástico, o show da vida” – era assim que o programa se
apresentava.
Ramon apareceu na telinha, com completos 55 anos, literalmente
ancorado num leito, tetraplégico, sem poder mexer mais que os músculos do
pescoço e da face, narrando em tom semisolene o fim da sua vida na terra; foram
as últimas palavras daquele homem, decidido bebeu de um copo uma mistura
venenosa, encerrando sua história.
De então, resolvi penetrar na saga de Ramon, um espanhol da Galícia,
a partir de seu livro, “Cartas Desde el Infierno” – editora planeta –, onde o
autor-protagonista conta como tudo se desenvolveu após seu acidente numa praia,
quando aos 25 anos, num simples mergulho bateu com a cabeça num banco de areia,
fraturando a sétima vértebra cervical, o que lhe colocou numa condição autodescrita
de “cabeza viva y un cuerpo muerto, espíritu parlante de un muerto”.
Ramon, desenganado quanto a qualquer possibilidade de voltar
a viver além do limites de sua cabeça, perseguiu pela via judicial a
autorização para “ser su proprio maestro”, pretendia terminar com seu cárcere carnal
através da eutanásia, todavia, o pleito lhe foi negado em todas as instâncias
do judiciário espanhol; inconformado por não ter a chance de ser tratado como
um animal, “si hubieste sido un animal, habría recebido un trato acorde com los
sentimentos humanos más nobles”, perseguiu seus propósitos libertários apelando
para o Tribunal Europeu de Direitos Humanos, em Estrasburgo, que também não lhe
autorizou livrar-se daquilo que considerava sua tortura, sofrimento, dor e perpétua
prisão.
Desde então a história de Ramon Sampedro tem me servido à
reflexão, sobre os limites da liberdade e autogestão de nossas vidas. Pode o
Estado pretender nos proteger a tal ponto, nos retirando a opção de darmos fim aos
nossos destinos, ainda que este seja um castigo? Por outro lado, muitas vezes,
literalmente, sobrevivemos ou insistimos na vida vegetativa de quem amamos às
custas da moderna tecnologia, em outros tempos – 50 anos já são suficientes aos
argumentos –, várias técnicas médicas e aparelhos não existiam, portanto, muitos
daqueles que hoje insistimos vivos não resistiriam em outras épocas.
No mesmo esteio reflexivo, qual o propósito de viver como
ciborgue terminal, insensível e silencioso num leito, moribundo, dificultando a
natureza no cumprimento de seu papel? O que é ser natural no final das contas,
quando medidas e parâmetros da vida foram alterados por fórmulas químicas,
componentes da robótica ou máquinas ressuscitadoras? Qual a idade que Deus nos
deu e desobedecemos de aceitar? Todavia, em oracular moral humanoide, insistimos
em dizer que não temos o direito de abreviar o que artificialmente prorrogamos
desde as primeiras vacinas, ainda no colo de nossas mães. Afinal, quem tem o
direito de decidir, sobre o princípio, o meio e o fim de nossas vidas?
Hoje, 23 de agosto, lembrei de Ramon Sampedro, homem com singular
coragem, justificada em suas próprias palavras, “el individuo es siempre él y
su circunstâncias”, que enfrentou a dor pelo único caminho que enxergava e não
se arrependeu, até o último gole de água misturado com cianureto, afinal, há
escolhas que só nós podemos fazer.
20 agosto, 2015
“Arroz, feijão, saúde, educação!”
Em
ressaca das manifestações ocorridas no último final de semana, como quem “não
fui”, achei oportuno registrar algumas notas que surgiram, observando um evento
político de cunho e patrocínio notadamente liberal.
Ao
que pese aventuras pedindo “Intervenção Militar” em nome da democracia, “Volta
Sarney” e “Porquê não mataram todos em 1964”, entretanto, em confesso tom de
ironia, pretendo comentar outras contradições pontuais, despercebidas no meio
de tanta confusão, que me chamaram a atenção conforme faixas e cartazes
empunhados.
Acho
intrigante que um autentico liberal se aventure a reclamar da rede pública de saúde,
afinal, como alguém que prega a intervenção mínima do Estado pode pretender
assistência comum?
Um
convicto liberal – pelo menos na cartilha –, acredita que socorro médico de
qualidade é coisa para quem pode pagar, se muito, um bom plano cobrindo do
Barra D’Or ao Sírio Libanês, se pouco, uma modesta enfermaria em específica cadeia
credenciada, se nada, restam os obséquios dos bem feitores, as instituições
religiosas, a rede pública ou então um hospital universitário para prática de
seus alunos. Assim sendo, liberal reclamando de saúde pública me parece pura contradição.
Coisa
interessante também é ver um liberal de carteirinha se queixando dos lucros
bancários, da ausência de regras mais rígidas para gerência de preços, do não
controle do dólar e das importações.
Incoerente,
afinal, conforme todo liberal sabe, quem deve regular o mercado é a lei de oferta
e procura, portanto, tudo que pretende é pouco Estado e que os negócios se
ajustem por conta própria, ou seja, “deixando que as abóboras se acomodem
conforme o andar da carroça”.
Facecioso
é admirar um autêntico liberal reclamando do sistema público escolar. Educação e saúde para um genuíno defensor da
livre iniciativa, seguem as mesmas regras do abecedário geral, ou seja, se a
qualidade não é de graça, tão pouco o colégio deve ser um “produto” para todos,
portanto, é a “mão invisível do mercado” que deve regular a quantidade e
qualidade dos serviços prestados.
Ainda
sobre educação, para mim é paradoxal que um pai liberal – do tipo que diz que FIES
e Prouni é coisa de comunista –, pague caro por escolas e cursinhos cobiçando
que seus filhos ingressem em universidades públicas e, mais disparatado ainda, pretendendo
como objetivo vê-los concursados e aprovados em carreiras públicas, em nome de
uma estabilidade que só o Estado proporciona, longe da “selvagem” competição do
mundo privado.
Liberal
reclamando de pensões é outra caçoada. Sendo coerente, Liberal com “L”
maiúsculo não deveria sequer pensar em se aposentar pelo INSS, mas tão somente com
poupança de previdência privada e rendimentos de fundos de ações disputados no
mercado. Contudo, nunca vi um fidedigno liberal pedindo leis que substituam as
contribuições do INSS, por investimentos na Bolsa de Valores ou em favor de algum
título de capitalização.
Enfim, parando por
aqui, antes que o deboche me cause mais inimigos, todavia, confiro que nossos
liberais no final das contas, além de não gostarem muito de viver conforme os
mandamentos de seus á-bê-cês, bem que se aninham carentes de um Estado protetor.
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