Minhas opiniões e publicações, expostas neste espaço, são reflexões acadêmicas de um cidadão-eleitor, publicadas ao abrigo do direito constitucional da liberdade de expressão

"Por favor, leia devagar." (Ferreira Gullar)

21 junho, 2006

Frágil democracia


Não sei se os amigos do Blog do Ozéas conhecem o pronunciamento de ACM, proferido quando da recente invasão da Câmara dos Deputados pelos aliados do operário-meu-patrão.

ACM que nunca foi pilar das instituições democráticas, diga-se de passagem, em seu discurso faz uma análise bastante contundente do momento por que passa o Congresso Nacional e apresenta sua “solução”, convocando as Forças Armadas à reação.

Nossa democracia tida como consolidada e amadurecida, na verdade ainda é frágil. As “forças ocultas” que sempre circularam como sombras de velas que pouco iluminam, não morreram, apenas estão adormecidas.

É urgente a renovação completa do Poder Político, Executivo e Legislativo devem sofrer profundas alterações em outubro, pela via democrática, sob pena de degeneração institucional e conseqüente anunciada usurpação por golpistas de plantão.

O pronunciamento de ACM não é isolado e nem ele fala somente por sua voz, as palavras foram escolhidas e dirigidas às pessoas certas, quem conhece a história do velho senador sabe muito bem que ele não seria leviano de falar somente em nome pessoal
Clique aqui para ver e ouvir.

8 comentários:

Unknown disse...

Ozeas,

Esse problema já me assustava antes da eleição de Lula.

Estamos entre uma ditadura da baderna e uma ditadura militar.

O PT é essa organização criminosa e depois de implantar uma ditadura não conseguirá ser nada além disso.

A ditadura militar como já conhecemos fracassou no passado em eliminar a corrupção do país e provavelmente fracassará novamente, mantendo o problema por baixo dos panos.

Um povo imaturo e ignorante nunca terá um governo forte e uma democracia consolidada.

Nosso único caminho viável é tentar continuar com essa ditadura capenga e lutarmos pelo esclarecimento e maturidade da população.

Beijo

Patrick Gleber disse...

O ex-ministro do governo FHC, Luiz Carlos Bresser, em artigo publicado hoje na Folha de S.Paulo trouxe uma boa novidade sobre os rumos que o seu partido, o PSDB, deve tomar em suas diretrizes políticas. Bresser afirmar a urgência de movimentos populares e nacionalistas na América Latina.

Veja tudo no meu blog

www.blogdopatrick.blogspot.com

TV disse...

E nosso futuro feliz está garantido com o anão de jardim, ACM Neto...

Anônimo disse...

Eu postei isso na semana passada, mas para evitar erros corte tudo antes de ... embed e termine com ... /embed. Tá fácil mestre... Grande beijo! :-)

Anônimo disse...

Ozéas, meu Mestre, boa noite.
A Star disse tudo. Oscilamos à beira da ditadura, com a aquiescência daqueles que fingem ser oposição.
Se me permite, irei escrever agora mesmo minha percepção do que você ensinou.

Beijos e parabéns pela "andorinha" maravilhosa.

Anônimo disse...

Caro Ozéas,

fico grato e honrado com sua visita lá no meu bloguinho. Quanto a este post, concordo com vc. ACM não fala sozinho e, por mais que se critique esse político, tem-se que dar razão ao seu discurso, já que nada justifica o ataque ao Congresso, mesmo que este esteja eivado por vícios. Vejo que vc milita na área acadêmica e é doutorando em Direito. Neste caso, estamos próximos, já que sou, além de jornalista, formado em Direito e mestre pela UFSC. Minha dissertação resultou num livro: Elementos de sociologia do direito em Max Weber, editora Insular, Florianópolis, 2001. Acho que ainda está à venda no site Submarino. Visitei também seu outro blog onde encontrei excelentes ensaios na área do direito. Parabéns e um grande abraço. E vamos trocando informações.

Cordial abraço do

Aluízio Amorim
http://oquepensaaluizio.zip.net

Luma Rosa disse...

Oi Ozéias!! Estou passando rapidamente, daqui a pouco tem jogo do BRaZZilll!!
Nessas horas que vemos o quanto a nossa democracia é vulnerável. Ou será que não vivemos em democracia? Beijus

Anônimo disse...

Olá mestre Ozéas: acabei de postar um vídeo do Fidel Castro que se nota claramente que ele está alcoolizadíssimo... rsrs. :-) Beijo de fãzona