Minhas opiniões e publicações, expostas neste espaço, são reflexões acadêmicas de um cidadão-eleitor, publicadas ao abrigo do direito constitucional da liberdade de expressão

"Por favor, leia devagar." (Ferreira Gullar)

20 outubro, 2005

Big Brother



“Um grupo de defesa da privacidade descobriu o que significam os minúsculos pontos deixados por algumas impressoras coloridas: um código que permite saber a data e a máquina na qual o documento foi impresso”. Lei Mais

Que nossas comunicações telefônicas pelo mundo são monitoradas e analisadas por equipes de especialistas, todas as vezes que palavras “chaves” são faladas, disso já tivemos várias confirmações, através de notícias que circulam pela rede de computadores e mesmo nos noticiários.
Que nossas idéias estão cada vez mais sendo acompanhadas, através dos livros que lemos, ou compramos com cartões de crédito, ou mesmo quando simplesmente retiramos um livro numa biblioteca pública, disso não temos mais dúvida.
O FBI monitora nos EUA todas as obras literárias consideradas “perigosas” que são compradas, alugadas, ou retiradas dos acervos, entendendo esse perigo como temas atentatórios à segurança nacional, ou seja, islã, bomba, terrorismo...
Que nossas contas bancárias sofrem rastreamentos permanentes pelo Banco Central e pela Receita Federal, através de elementares acompanhamento contábeis de nossos CPMFs recolhidos, em total violação ao direito ao sigilo bancário, isso já nos parece até natural.
Que nossas visitas a HP, Blogs e e-mails são acompanhadas por “arapongas” por todo o mundo, que verificam e classificam nossas tendências políticas, ideologias, sexuais, filosóficas, religiosas... mesmo quando estamos em nossos computadores em casa, creio que ninguém mais tem dúvida.
Isso para não falarmos nos bancos de dados que consideramos inexpressivos, mas de grande valia para quem quer nos olhar com olhos de acompanhar, tais como CPF, Justiça Eleitoral, Detran, SPC, companhias de energia elétrica, de telefonia, de gás, TVs por assinatura, provedores et coetera.

No último reduto de nossa intimidade, nas páginas brancas do anonimato, surge agora mais essa expressão do controle de massa. Nem nossas palavras secretas guardam mais totalmente nossos segredos.
Começo a temer agora o monitor de minha televisão, a tela do meu computador e mesmo o espelho do meu banheiro.
Na verdade será que os leitores desse Blog não seriam “espiões” me acompanhando diariamente, usando de nomes falsos, me estimulando a dizer minhas verdades e colhendo um pouco mais do meu pensamento?
Foto: George Orwell, autor de 1984

3 comentários:

Ricardo Rayol disse...

isso que eu chamo de levar o big brother ao extremo

Elaine disse...

Eu já tinha lido algo sobre o assunto, mas não tão esclarecedor.
Além das máquinas de Xerox a Microsoft também monitora no mundo inteiro seus produtos através de arquivo escondido no excel. Eu não me lembro agora quais são as teclas, mas podem acreditar vc viaja dentro de uma espécie de desenho, tipo montanhas(parece até um jogo) onde encontra o nome microsoft. Isso tudo dentro do programa do Excel. Chega a dar medo!
Agora quanto a ter espiãos(ães) aqui no seu blog, amigo preciso te revelar meu segredo) Eu sou uma espiã. Eu espio tudo o que vc escreve pra ver aprendo e fico mais inteligente!!!(rsrsrsrs)
Beijins...Elaine Paiva

Alice disse...

rsrsr não falta mais nada ,nossa vou correr e me trocar , vai que vcs estão me vendo ai de pijama :(
Já invadiram meu pc , no começo fiquei 1/2 nóia , achava que todos estavam aqui dentro,fiquei mais lesa do que sou ,ai pensei coitado do meu pc deve ter, deve ter mais importantes para se preocuparem .
Putz rsrsrs bem na verdade eu sou parceira do 007 ,não desse eleito agora , feio ,do anterior e vc tem 2 seguindos para seu pc fazer bummmmmm rsrsrs , me poupe .
Agora é sério as vezes me bate um " medinho bobo" , penso nisso lá no meu blog , mas tbm penso o que coloco lá e td que a imprensa coloca na net ,ihhhhhhhhhhhh vamos parar de lecise
Beijo